Como tirar alcatrão do recuperador de calor
E um fenómeno que todos os utilizadores dos aquecimentos centrais a lenha conhecem, a formação de alcatrão dentro dos recuperadores e caldeiras, vamos tratar de esse assunto profundamente nesta página “fique connosco“.
Nota bem: Vamos utilizar o termo recuperador, para designar todos os tipos de produção de aquecimento a lenha, recuperadores, fogões, caldeiras a lenha, etc… Enfim todas as câmaras de combustão de lenha e combustível solido.
Jà tenho ouvido falar por vários instaladores et utilizadores que a formação de alcatrão é causado pela lenha, em particular lenha húmida ou mal seca, “ou seja com taxa de humidade muito elevada”.
Também não deixam de ter razão, a lenha mal seca ou húmida, amplifica a formação de alcatrão bem que essa causa não seja a causa principal.
Causas de formação de alcatrão
A maior parte dos leitores desta pagina nunca ouviram falar no ponto de rosa ou ponto de orvalho, então passo a explicar.
Todo o combustível solido, assim como o ar nécessario a combustão, contém uma certa quantidade de humidade, que a uma temperatura determinada se vaporisa e se transforma em água que vai-se pousar sob forma de gotas nas paredes mais frias! chamamos esse fenómeno de condensação.
Dentro de uma câmara de combustão, (recuperador, fogões ou caldeiras) as paredes mais frias são as paredes que formam a reserva da água, tendo em conta que a água do retorno chega demasiado fria ao recuperador.
Essas gotas chamam-se na realidade o ponto de rosa ou ponto de orvalho, ou seja a temperatura, abaixo da qual o vapor se transforma em água, exemplos com os combustíveis seguintes:
- Para lenha completamente seca ~45°C, – 30% de humidade 55°C
- Gaz (todos! de forma geral) ~57°C
- Gasóleo de aquecimento ~45°C
- ~ = Valor aproximativo.
De uma maneira mais explicita, eis alguns exemplos:
- Voce toma banho numa casa de banho não aquecida. No fim do banho encontrará agua escorrendo pelas paredes, isso não acontece se o banheiro estiver convenientemente ventilado e quente.
- De manhã quando levanta e encontra os campos cheios de orvalho, porque está ligeiramente frio, esse fenómeno não acontece se estiver calor ou gelo..
- Quando faz uma fogueira dentro do seu recuperador, as paredes dele escorrem agua, porque ele não está suficientemente quente. Note que essa humidade vai desaparecendo á medida que o recuperador aquece.
- Para que a combustão permaneça de boa qualidade e que o ponto de orvalho nunca seja atingido, a agua do retorno deve permanecer a uma température superior a 55°C na entrada du recuperador.
Um recuperador insuficientemente dimensionado pode provocar o aparecimento dessas camadas de alcatrão porque o recuperador nunca consegue produzir a energia necessária para que a água do retorno, atinja a temperatura superior ao ponto de orvalho.
Sintomas e riscos do alcatrão
Este fenómeno de condensação e formação de alcatrão é na maior parte dos casos, o resultado de montagens incorrectas dos recuperadores.
A humidade pousada nas paredes do recuperador, provoca o desenvolvimento da corrosão, diminuindo consideravelmente a duração de vida do recuperador.
O alcatrão agarrado as paredes dos recuperadores, é a prova de uma má combustão ou funcionamento demasiado frio, assim como favorisa a incrustação do conduto de chaminé.
Esse alcatrão provoca uma baixa de eficiência do aparelho de produção, um recuperador pode perder até 30% da potência conforme a espessura da camada de alcatrão.
Esse mesmo alcatrão aumenta a inflamabilidade da conduta dos fumos, e é responsável por muitos e muitos fogos de chaminé através dos nossos países.
Soluções para lutar contra a formação de alcatrão
Existem varias soluções para remediar a esse fenómeno, mas para uma eficiência total, esse inconveniente devia ser previsto logo no momento da instalação.
Toda a instalação deveria ter em conta a temperatura du retorno que é a causa principal dessa formação de alcatrão nas paredes da câmara de combustão, esta condição é possível se for instalado um dispositivo térmico no retorno (válvula anti-condensação) que garante que a agua não possa retornar ao recuperador a temperatura demasiado fria.
Soluções para instalações existentes
Para instalações existentes, mesmo sem alterar a instalação é sempre possível adoptar alguns gestos que permitem de limitar a formação desse alcatrão, dicas a adoptar sob controlo de técnico habilitado.
Nota bene, cara… Toda a alteração da sua instalação deve ser notado no caderno, tomando nota da data e da alteração efectuada, registe a posição antes e depois da modificação.
Se o aparelho de produção for demasiado pequeno que não disponibilise potência suficiente par subir a temperatura, não tem margem de manobra para poder obter bons resultados, porque o gerador é insuficiente.
Em todos os casos pode:
- Regular o termostato de condição da bomba para que ela nunca arranque antes dos 65°C.
- Aumentar velocidade da bomba para que agua circule mais depressa e tenha menos tempo para resfriar.
- Fechar ou diminuir alguns radiadores da maneira a tornar a instalação mais pequena.
- Nas péças com mais necessidade, deixar os radiadores bem abertos ao máximo.
- Regular o válvula combustão para 70°C
- Melhorar a combustão, é importante deixar o seu gerador queimar e atingir temperaturas mais elevadas.
- Todas a s 40 fogueiras proceder a limpeza da chaminé, queimando un dispositivo de limpeza.
- Pelo menos uma vez no ano fazer uma limpeza mecânica do queimador e da conduta de chaminés.
Para fazer uma limpeza total do seu aparelho, pode desligar a bomba de circulação e deixar ele atingir uma temperatura relativamente elevada 75-80°C, sob reserva que um técnico assista a essa limpeza, de maneira a garantir a segurança da instalação assim como do utilizador e prevenir contra eventuais incêndios.
Enquanto espera por resultados melhores pode deixar o se comentário, sua critica, ou sua dica, aqui a seguir. Boas fogueiras…☺☻