Os painéis solares aerotérmicos da marca alemã Grammer Solar, captam a energia do sol para ventilar autonomamente um local.
este material é mais destinado a todo tipo de ventilações, pode ser utilizado em casas de habitação ou pode também ser utilizado em todo tipo de locais, é mais facilmente rentabilizado quando utilizado em locais húmidos que necessitam de ventilação e de aquecimento.
O poço canadiano ou provincial (ou ainda permutador de ar geotérmico), não beneficia de regras de dimensionamento bem definidas, como este sistema é muito utilizado na Canadá, vamos aqui utilizar a recomendações canadianas, ou seja as regras de experiência.
Velocidade do ar
A velocidade do fluxo (caudal) de ar dentro do poço, vai depender da qualidade da permutação do calor, recomenda-se que esta velocidade seja incluída entre 1,5 e 3,5 m/segundo, afim de ter um bom compromisso entre a permutação do calor e as percas de velocidade ou seja o esforço fornecido pelo ventilador que faz circular o ar.
Alguns dizem que o mofo é o resultado de uma ponte térmica, o que significa que existe um contacto físico entre uma zona quente e uma zona fria.
Então, vamos fazer um balanço deste com algumas imagens de apoio.
O que é uma ponte térmica
Alguns leitores desta página podem dizer-se que o mofo que vemos nesta imagem “Clique para ampliar” são devido a uma ponte térmica.
clique para ampliar
Esta é uma suposição que eu rejeito, porque estamos em um caso de peças não isoladas e numa construção em betão armado, deste modo a ponte térmica é exatamente a mesma, na totalidade do muro, e só se encontra mofo nas esquinas.
Primeiramente temos de saber que o ambiente frio aspira o ambiente quente, imagine um radiador de aquecimento instalado debaixo de uma janela, o seu calor será quase todo absorvido pelo frio que entre pela janela.
O termo Ar viciado qualifica a qualidade do ar no interior das habitações: é um ar que foi precedentemente considerado como ar fresco. O ar pode ser viciado pela poluição provocada pela ocupação das pessoas, exemplo: o ar tendo passado por uma peça da casa (exemplo: salão ocupado).
Pode também ser um ar parcialmente viciado por outros tipos de poluição como a poluição automóvel ou industrial.
O principio de um sistema central de ventilação mecânica controlada se explica de maneira muito simples.
Uma caixa central com um motor e algumas condutas por onde deve circular o ar estas condutas podem ser redondas,retangulares ou quadradas, conforme a fabricação, podem ser passadas dentro dos tetos falsos, locais técnicos ou ainda podem ser pousadas em pousa livre, nas habitações estas condutas devem aspirar o ar nas cozinhas, salas de banho e sanitários.
Em língua francesa ele chama-se (Puits Canadien). Se traduzirmos ele chama-se Poço Canadiano, mas o termo mais adequado seria o túnel Canadiano
Esta invenção é de origem canadiana, com o efeito de recuperar alguns graus no ar que vai ventilar a sua casa. Em vez de ventilar sua casa com o ar ambiente a temperatura ambiente, esta invenção permite-lhe de ventilar sua casa com um ar uma temperatura de (+-)12C° mesmo que a temperatura exterior seja de 0C°.
Como tinha prometido no artigo da ventilação mecânica controlada, aqui temos então o funcionamento da ventilação duplo fluxo com algumas despesas associadas.
As caixas centrais de ventilação duplo fluxo possuem dois ventoinhas, para fazer circular os dois fluxos, contrariamente as caixas de VMC básicas.
A ventilação duplo fluxo consiste a cruzar do ar extraído da habitação com o ar novo que vai entrar dentro da habitação, este cruzamento deve ser feito sem que os dois fluxos entrem em contacto, caso esta condição não seja satisfeita a sua casa seria ventilada com ar poluído.