A ventilação mecanica controlada e higroregulavél
Composição
O principio de um sistema central de ventilação mecânica controlada se explica de maneira muito simples.
Uma caixa central com um motor e algumas condutas por onde deve circular o ar estas condutas podem ser redondas,retangulares ou quadradas, conforme a fabricação, podem ser passadas dentro dos tetos falsos, locais técnicos ou ainda podem ser pousadas em pousa livre, nas habitações estas condutas devem aspirar o ar nas cozinhas, salas de banho e sanitários.
Ventilação
Paralelamente cada peça deve comportar uma ou mais entradas de ar afim de permitir a renovação do ar ambiente dentro do local, de costume encontramos grelhas de entrada nas janelas dos quartos e salão, desta maneira o ar entra nas peças onde não tem aspiração para circular sob o efeito da aspiração até as peças húmidas onde estão instaladas, e assim renova a totalidade do ar ambiente e não só o ar das peças húmidas.
Um bom sistema de ventilação, consiste à renovação óptima do ar viciado, com uma perca mínima de calor assim o sistema será eficaz e contribui a economia de energia.
Também existem uns sistema idênticos a este supra apresentado, mas com dois fluxos, tira o ar viciado para fora mas cruza-o com ar novo via um radiador afim de transmitir as colorais ao ar novo, uma página completa será editada pelo futuro.
Regulação
Regulação Manual: Os sistemas de ventilação, são maioritariamente regulados por um interruptor com diversas velocidades, este interruptor é geralmente instalado no quadro elétrico ou ainda numa peça da casa fácil de acesso.
Este tipo de regulação é geralmente equipado com três velocidades, que equivalem a diversos estados da habitação:
- Uma velocidade baixa para os períodos de não ocupação do local e durante a noite quando os habitantes estão a dormir.
- Uma velocidade média, durante uma ocupação normal do local.
- Uma velocidade alta para uma ventilação eficaz, nas horas de banho ou de cozinhar.
Ventilação mecânica controlada higroregulavél
Os sistemas higroregulaveis são consideravelmente mais caros que os sistemas normais, estes adaptam a aspiração consoante a qualidade do ar aspirado, mais elevada é a qualidade e menos o aparelho aspira e inversamente.
- Estes sistemas foram concebidos para diminuir a quantidade de ar aspirado na ausência de poluição e assim diminuir os gastos de energia.
- As grelhas posicionadas nas peças técnicas, cozinhas e banhos são pela mesma ocasião automáticas, permitindo a regulação eficaz dos débitos.
- As grelhas posicionadas nas peças a viver, salão e quartos são auto-reguláveis mecanicamente, se a aspiração for muito forte a grelha fecha-se parcialmente.
- Com tal sistema a sua habitação é eficazmente ventilada e assim a economia de aquecimento será verdadeiramente visível tendo ao mesmo tempo um conforto acrescentado.
A ventilação mecânica controlada (duplo fluxo) é baseada em dois fluxos,que se cruzarão através de um tipo de radiador de equivalente ao radiador de um automóvel.
O segredo desta realização consiste a cruzar então os dois fluxos sem os fazer entrar em contacto, desta maneira o ar frio aspirado do exterior vai ser cruzado com o ar quente que é extraído da habitação e então recuperar uma parte do calor que vai sair para fora.
Boa tarde,
Estes sistemas, ventilação mecanica controlada, funcionam também no verão ou é aconselhável só para o inverno?
No meu caso, tenho um quarto e uma sala no sótão e no verão faz muito calor. Um sistema destas iria melhor a temperatura? Caso contrario, qual seria a melhor solução para o meu caso?
Obrigado
Ola Miguel.
A ventilação não vai melhorar a sua temperatura, pelo contrario, vai aspirar ar desde o exterior, ar esse que sera a temperatura de fora, mais quente no verão et mais frio no inverno.
A ventilação é somente destinada a fazer circulação de ar principalmente nos quartos onde a pessoas dormem.
Un adulto produz entre 15 a 22 litros/minuto de ar altamente húmido.
Para garantir um ambiente saudável esse ar tem que ser renovado, e é a esse fim que serve a ventilação.
No que diz respeito a temperaturas de interior, a principal economia esta na isolação, un local bem isolado precisa também de ser correctamente ventilado afin de garantir a perenidade dos materiais utilizados na construção.