Fugas nos termo-acumuladores

Para que possa-mos responder ao maior numero de utilizadores sem estar sempre a repetir os mesmos textos, decidi que colocar aqui uma pagina que vai referenciar as fugas potencialmente encontradas com frequência.

Antes de ir mais longe temos de ter em conta que todo o tipo de acumuladores funciona da mesma maneira, qual que seja : a forma, a capacidade, o numero de cubas ou a posição dos termos-acumuladores, o funcionamento é sempre idêntico.

Intervenção em toda a segurança

Se um vazamento aparecer na parte exterior do seu termo-acumulador, proceda da maneira seguinte:

Os tipos de resistência

Como podemos entender, certos termo-acumuladores tem funções mais avançadas que outros, os mais básicos são simplesmente mecânicos quando os mais desenvolvidos são equipados com eletrónica para fornecer mais funções, todos esses detalhes estão descritos no vídeo seguinte.

Corte de eletricidade.

E indispensável cortar de maneira física a eletricidade do seu acumulador antes de qualquer intervenção, a sua vida pode estar em risco, caso haja avaria elétrica. Se o acumulador estiver simplesmente ligado numa tomada, desligue-a depois de se certificar que esta não esta molhada.

Fuga ao nível das ligações

Acontece muitas vezes que o vazamento aparece na junção do tubo flexível com o tubo de aço do acumulador, muitas vezes esta ligação que é importantíssima por causa de junção entre materiais diferentes, seja negligenciada pelo instalador.

Se tal for o caso, basta fechar a chegada de agua, abrir uma torneira em posição agua quente para tirar toda a pressão da instalação completa, logo que a instalação esteja sem pressão pode começar a desmontar para identificar a anomalia e proceder a reparação.

Se a fuga não se localizar nas ligações é necessário desmontar o tampão de acesso a resistência, geralmente uma chave de fenda ou de cruz, é o que basta para poder desmontar.

Em certos casos existe um botão de regulação de temperatura que esta fixado nessa tampa, se tal for o caso desmonte primeiramente o botão antes de desmontar a tampa de plástico.

Fuga na resistência

Caso a fuga provenha da tampa da resistência, é necessário esvaziar o termo acumulador antes de poder desmontar.

Vazamento na tampa da resistencia

Logo que a agua geral esteja cortada, temos a de ativar a válvula de esvaziamento, e desligar ligeiramente o tubo de agua quente na saída do acumulador. Ver mais aqui em vídeo.

Logo que esteja desmontado, aproveite para uma limpeza geral, depois troca então as peças necessárias.

Todos os outros tipos de fuga

Se o vazamento não vier nem dos tubos nem do tampão da resistência, quer dizer que a cuba do seu acumulador esta rompida e não é reparável, nesse caso a única solução é trocar o acumulador.

Porque a cuba do termo acumulador pode ser rompida?

Existem vários tipos de termo-acumuladores e mais propriamente vários tipos de cubas, que consoante o preço podem ser fabricadas em metais mais nobres que prolongam a duração de vida do termo acumulador. De uma maneira geral encontramos os seguintes materiais.

  • Cuba em aço esmaltado pelo interior “mais barato”.
  • Cuba em cobre ” intermediário e somente em algumas marcas”.
  • Cuba em aço inoxidável “qualidade superior”

Consoante a qualidade de agua, a duração de vida dos acumuladores varia, se pegarmos um acumulador em aço esmaltado é lógico que a cuba pode se romper antes de dez anos logos que o mesmo acumulador com cuba em aço inoxidável vai durar o triplo, ou mais.

Devemos ter em conta que do nossos dias os acumuladores são garantidos a 6kilos de pressão mas as válvulas de segurança só se abrem a partir de 7Kilos, se alguém me puder explicar eu gostaria de compreender.

E enfim para terminar certos fabricantes de termo-acumuladores, deixam um ponto fraco no topo da cuba, como eu mostro aqui neste vídeo, que permite que o acumulador apresente uma fuga antes que a cuba possa rebentar, isto somente em caso de anomalia.

Add a Comment