Termo-acumulador eléctrico de agua quente e principio de funcionamento
O termo-acumulador de agua quente eléctrico é fácil a pousar a instalar, a manutenção é também da mais fáceis existentes entre todos os tipos de produções de agua quente.
Os termo-acumulador eléctricos podem-se pousar, no chão (grandes capacidades), no chão sobre um tripé, pendurar nos muros, de maneira horizontal ou vertical conforme a capacidade, a marca e o tipo de pousa.
Um termo acumulador é composto por dois componentes essenciais ou seja:
- A cuva.
- Em regra geral a cuva dos termo-acumuladores são fabricadas em aço e são recobertas de uma camada de esmalte que evita o contacto da agua com as partes metálicas.
- As cuvas fabricadas em aço esmaltado são sempre idênticas seja qual for o tipo de resistencia que équipa o aparelho, a cuva não entra en consideração para o preço final do aparelho.
- Somente algumas marcas fabricam cuvas en aço inoxidável ou cobre para responder a necessidades bem especificas como por exemplo: “as aguas muito agressivas”.
- O bloco de aquecimento que inclui :
- O anodo de protecção (protege as partes metálicas contra a oxidação) que pode ser em magnésio para modelos de entrada de gama e em titânio para modelos mais sofisticados
- A resistência que pode ser mergulhada ou stéatite (fora da agua)
- O termostato que é mecânico na maior parte dos casos, somente modelos digitais e dinâmicos estão equipados com termostatos electrónicos.
Características
As capacidades disponíveis para este tipo de aparelhos são de:
- Esquentadores eléctricos instantâneos
- 15 litros.
- 25 litros.
- 50 litros.
- 75 litros.
- 80 litros.
- 100 litros.
- 150 litros.
- 200 litros.
- 250 litros.
- 300 litros.
- E capacidades superiores em certos casos.
As resistências
A resistência é o elemento que fabrica o calor dentro do cilindro, existem dois tipos de resisténcias.
A resistência mergulhada, é o tipo de resistência que équipa os cilindros de entrada de gama, está metida dentro da água e tem o inconveniente de obrigar a esvaziar o cilindro par poder aceder em caso de avaria.
Devidamente a sua pequena area de de permutação, esta resistência funciona a altas temperaturas (entre 120 e 130°C) e favorisa o desenvolvimento de tártaro.
Nota: todas a resistencias de máquina de lavar roupa e loiça e resistências para termo-acumuladores inox, são resistências blindadas que estão mergulhadas na agua.
Manutenção de termo-acumulador com resistencia mergulhada.
As resistências stéatite correntemente chamadas resistências em ambiente seco.
Equipa cilindros de melhor qualidade, não estão mergulhadas na água nem sequer em contacto com ela, encontram-se dentro de uma camisa estanque em aço esmaltado que esta dentro do cilindro, desta maneira é possivel cambiar a resistência sem esvaziar o cilindro.
Este tipo de resistências são de tamanho mais importante que as resistência blindadas, o que lhe permite uma temperatura de serviço mais baixa (entre 80 e 90°C), e visto que a temperatura de serviço é mais baixa, a formação de tartaro sera menos favorecida.
Video sobre os testes das resistências de termoacumulador.
Os ânodos de protecção
O ânodo em magnésio é concebido para proteger a cuba contra a corrosão provocada pela acidez da agua, o anodo se consome devidamente com a idade, convém mudar esta peça todos os dois ou três anos consoante a acidez da agua no local onde o cilindro esta instalado (2 anos em média na zona minho) assim como limpar a cuba também.
Veja como trocar anodo em cilindro com cuva en aço inoxidável.
Os ânodos en titânio ACI , (anodo a corrente imposta), não se consomem, consistem somente a enviar uma impulsão eléctrica de baixa tensão, para a agua afim neutralizar as propriedades corrosivas e destruir as partículas responsáveis pela formação de tártaro.
Os ânodos em titânio ACI não se consomem, por esta razão a manutenção dos termo-acumulador é mais espaçada que os termo-acumulador com ânodos magnésio.
Ultimamente uma marca Francesa inventou um anodo que combina a duas tecnologias, ou seja:
- Um anodo en titânio que vai enviar a impulsão eléctrica et manter o magnésio agarrado as paredes.
- Uma parte de magnésio que vai ser projectado sobre as paredes da cuba quando for ligado pela primeira vez.
Esta tecnologia encontra-se sob a apelação “ACI HIBRIDO” ou “AEP” consoante a marca do fabricante.
Os termostatos
Podem existir de vario formatos, podem ser enfichaveis, ou em pousa libre, poder ser mono-fasicos et trifásicos, podem ser unipolares et bipolares, de momento que são mecânicos o funcionamento deles é sempre idêntico.
Mesmo os modelos de cilindros com regulação externa estão equipados de termostatos mecanicos, salvo os modelos digitais.
Termostatos electrónicos, equipam os modelos de termo-acumuladores mais sofisticados que integram a funcionalidade anti-legionella assim como os modelos digitais.
Bom dia,
No ano passado comprei uma casa, na zona de Torres Novas, que já vinha com um termoacumulador Teka (100 L) modelo Water Heater EWH 100 VE-D com um tanque de esmalte safira.
Desde ontem que começou a disparar o alerta de falha no aquecimento a seco. Pelo que percebi, este alerta geralmente ocorre quando a água na cuba está abaixo do nível normal. Ele não vaza, pelo que me pergunto se poderá ser um problema no cano que fornece a água ao mesmo? O que fazer neste caso? Chamar um técnico ou um canalizador? O que me aconselham?
Obrigada. Cumprimentos.
Oi.
Abra uma torneira de agua quente, se ela deitar agua (quente ou fria não importa) quer dizer que o problema não vem da canalização mas sim du acumulador.
Se abrir uma torneira de agua quente et que não tenha agua, nesse caso é muito grave e tera que chamar um encanador com urgencia.
Obrigada. Eu abri a torneira de água quente e deitou água quente. Já chamei a assistência técnica da Teka e, por questões de segurança (até porque o aparelho entra em modo de segurança e não aquece a água), desliguei o aparelho.
Boa tarde tenho um termucalador tela slim de 80 litros quando ligamos começa a querer até chegar a temperatura de 75 e depois da erro E3 e desliga o que pudera ser alguém me pode ajudar.?
Um dos sensores que mede a temperatura esta danificado ou mal colocado e a agua aquece demasiado, 75°C é demasiado quente, porquê aquecer para resfriar antes de utilizar, 60°C é a temperatura mais adequada.
Boa tarde
Tenho um termoacumulador Teka de 100lt e a uns dias a água só sai morna e a luz está sempre a piscar. Já agora como posso esvaziar a água toda do termoacumulador. Muito obrigado
Boa tarde,
Tenho um termoacumulador Vulcano Natur ES 100-6, que comprei em 2017.
Uma vez que perdi a documentação técnica do mesmo, podem informar-me quando devo substituir a resistência do mesmo.
Cumprimentos.
Ola Teresa.
só deve substituir a resistencia se for necessário. todavia é aconselhado fazer uma limpeza e substituir a ànodo se for em magnésio todos os dois a três anos.
se a agua não for calcária, e se o termo-acumulador for de tipo ACI, só necessita uma limpeza todos os 5 anos e não tem ànodo a substituir.
Feliz Natal
Boa tarde,
O meu filho comprou um termoacumulador de 300 l, para a casa dele, acontece que trabalha fora e está algum tempo sem ser utilizado, recentemente quando começou a abrir as torneiras a água tinha mau cheiro. A água que vai para o termoacumulador é de um furo, portanto não é tratada. Será que a água apodreceu no depósito? e o que poderemos fazer para que esta situação não aconteça e vamos ter de despejar o depósito e lava-lo?
Muito obrigada por nos ajudar
Só não pode consumir essa agua, mas depois de alguns dias de utilização tudo vai entrar no normal.
Nunca se deve deixar a agua resfriar dentro de um termo-acumulador, mais vale desliga-lo 24 a 48h antes da partida afim de consumir a maior parte da agua aquecida.
Viva, muito boa noite ou bom dia.
Preciso de ajuda.
A mangueira que fornece água ao cilindro precisa ser substituída. A minha pergunta é: Preciso de despejar toda a água do cilindro antes de iniciar a substituição?
Agradecendo, desde já, ajuda que me possam dar
Cumprimentos
João Manuel Coelho
Normalmente não é necessário esvaziar o cilindro para trocar a mangueira de alimentação.
Boa tarde,
comprei um termoacumulador equation no le roi merlin com garantia da cuba de 5 anos. Para tal tenho de mudar o anódo de 2 em 2 anos. Fui agora mudar e verifiquei que estava partido pelo que quase todo estava em estado novo e a parte agarrada estava toda deteriorada. Ou seja, nestes dois anos o anódo de 3o cms esteve reduzido a 10 cms, já que a parte partida e solta não teve qualquer desgaste.
O que recomenda?
Se a parte que estava em suspensão ainda tem magnésio agarrado podemos supor que a cuba do cilindro não terá sofrido demasiado.
Se a parte em suspensão esta demasiado deteriorada podemos supor que a cuva du cilindro tenha sofrido.
Recomendamos que troque o anodo por um novo.
Boa tarde.
Possuo um termoacumulador eléctrico da marca Baxi, com capacidade de 30L, há cerca de 3 anos. De repente, sem que tenha mexido no que fosse, deixei de ter água quente e a luz que indica que a água está a aquecer encontra-se permanentemente ligada. Já tentei desligar na válvula para o efeito, bem como na tomada eléctrica, e voltar a ligar. O resultado é sempre o mesmo, nada muda. A luz permanece acesa, no entanto, a água continua sempre fria.
Será que alguém tem ideia do que se poderá tratar?
Grata, de antemão.
Boa tarde.
Tem agua, fria ou ligeiramente quente na torneira de agua quente? ou a agua sai completamente fria?
Possivelmente a resistência rompida. a luz ligada é a prova que o termóstato envia a corrente mas a agua não aquece.
Sim pode, utilizando un relógio para pilotar a alimentação, contudo devo-lhe dizer que se o seu acumulador tiver uma carte électronica de gestão de temperatura, esse material supporta muito mal os cortes de corrente.
Bom dia,
Antes de mais, parabéns pelo texro. Muito sucinto. Mas fico com a dúvida…
O termoacumulador vai aquecendo a água ao longo do dia? Podemos colocar para aquecer a água, apenas no período da madrugada de forma a ser mais barato o consumo de electricidade?
Obrigado.
Bom dia. Tenho um termoacumulador Fagor Ecotronic adquirido à 2 anos. Funciona muito bem. Comecei a ver àgua a pingar. Tirei a tampa de plástico que se encontra no fundo do termoacumulador e verifiquei que caía uma pinga por um terminal inserido numa peça de plástico. Verifiquei no manual que essa peça é o ânodo electrónico. Coloquei uma cola de maneira a vedar essa pinga. Gostaria de saber se será algum problema do ânodo, se terá de ser substituído ou, como é electrónico, não será preciso. Também verifiquei no manual que, quando o ânodo avaria, aparece uma mensagem no visor (E3) indicando que o ânodo está avariado. Obrigado
Ola sr Rodrigues.
Penso que a minha resposta não lhe vai agradar, mas é a justa que lhe posso dar.
Primeiramente temos de saber que todo o termo-acumulador que vaza sem ser na válvula de segurança, é sinal que esta furado.
O sr diz que pinga ao nível da penetração du terminal que recebe o contacto do anodo, isso é sinal que existe uma fuga ali naquele local.
Não conheço especificamente este modelo de termo-acumulador, mas segundo o que o sr diz, trata-se de um termo-acumulador com anodo ACI, o que quer dizer que é um anodo sem manutenção.
Lamento mas acho que o seu termo-acumulador precisa da intervenção de um profissional,
Vai ter que cortar a corrente et desligar → esvaziar → desmontar o alçapão de visita → para avaliar o local de fuga.
Depois terá que reparar se for possível ou trocar o bloco completo.
Se a sua agua for de nascente, furo artesiano, poço, mina ou se o sr resida na zona norte, principalmente litoral, é bem possível que a agua seja muito agressiva et provoca demasiado corrosão dos metais. Se tal for o caso mais vale se virar par um termo-acumulador em aço inoxidavel.
Eu sou do Minho e posso-lhe dizer que as aguas aqui nas freguesias ao rodo são muito corrosivas.
Muito obrigado. A minha dúvida principal era se seria preciso substituir o ânodo. Fiquei esclarecido. Irei fazer o que me aconselha. Obrigado.
Boa tarde, tenho um termoacumulador de 300L há 3 anos. Não suporta 3 banhos, em média penso que não aguenta mais de 20 min água quente. Não dispara o quadro. A temperatura está a 80ºC. O que devo fazer?
Penso que é necessário esvaziar o seu termo-acumulador e ver o que se passa.
Se for um termo-acumulador inox, penso que ele não tem escotilha de inspeção.
Ou o seu termo acumulador esta carregado de tártaro et não transmite calor suficiente a agua, senão a cana de saída interna pode estar quebrado o desgasta pela acidez da agua…
Olá boa noite comprei um termoacumolador de 15 litros, liguei o a corrente eléctrica a saia fumo dele mas aquecia a água após algumas horas e várias tentativas desligou o quadro e penso que queimou a resistência, nunca mais aqueceu
Se o ligou antes de o encher, é natural que ele tivesse queimado. tente devolve-lo mas não é certeza que eles que o vendedor aceite pois quando for a desmontar vão se dar conta que foi ligado antes de ser cheio.
Se o encheu completamente antes de o ligar a corrente et depuis ele avariou, nesse caso devolva-o onde o comprou para que eles o troquem ou para que o reembolsem.
Boa tarde. Tenho um termoacumulador de 80 lts o que me dá para 18 minutos de agua quente num duche. É essa a média ou deveria durar mais tempo?
Hello Paula.
tudo depende da quantidade da agua que sai da torneira da duche.
Uma perguntinha importante! Quando vc toma duche, abre somente a agua quente ou mistura-a com agua fria, mais ou menos a que percentagem?
18 Mn para um duche é extremamente longo, acaba por consumir tanto como uma banheira.
80 litros de agua é a quantidade normal para uma duche (agua a 38 – 40°C).
Ver mais sobre a quantidade de agua: https://www.canalizareaquecer.com/esquentadores/capacidades-e-consumicao-electrica-dos-termoacumuladores-electricos.html
Ola, boa noite.
Gostaria de ter uma ideia do que sera mais economico.
Ter o cilindro em permanencia na temperatura que desejo, ou baixar para a minima e voltar a levantar a temperatura, quando necessitar.
Tenho um edesa tre 50 supra
A opção que propõe é sensivelmente mais económica mas isso vai-lhe causar desconforto, pois quando necessita de agua bem quente não a vai ter visto que o cilindro demora pelo menos 1 hora a aquecer a agua…
Se me disse se que tinha um cilindro de 200 litros instalado num local que não favorisa o arrefecimento, e que o desligava durante dois três dias antes de voltar a ligar, eu até diria que seria a melhor solução, mas no seu caso un cilindro de 50 litros, acho que não vale a pena estar a tentar economizar desse jeito.
Boa noite tenho um termocumulador marca jocel de 80 litros e pinga da válvula de segurança ainda nem meio ano fez
Ola sr. Bruno Barbosa, obrigados pelo seu comentário.
Vou-lhe responder tendo en conta que a sua válvula e segurança, “ou seja grupo de segurança” é idêntico ao grupo apresentado na imagem.
Passo a lhe informar que o rolo principal da válvula de segurança e de vazar uma gotas durante o período de aquecimento da agua dentro do cilindro.
Consoante a temperatura regulada no termostato, essas gotas podem atingir 3% du volume do cilindro.
S a sua válvula vaza umas gotas sempre em permanência, quer dizer a q sua pressão é muito elevada e estragou a válvula.
Neste ultimo caso a única solução e trocar a válvula, e acrescentar un redutor de pressão antes da válvula.
Ver mais sobre esse assunto. Dispositivos de segurança nos termo-acumuladores
Boas festas Natalícias
Boa tarde . Tenho um termoacumulador gemaki 50 l ,estou com ele a fechar curto ,pode ser a resistência? O ânodo já está bem desgastado ! E onde posso encontrar peças na região de Alverca ou lisboa.desde já muito obrigado!!
Ola Ricardo Barbosa
Lamentamos mas não podemos indicar tal informação, estamos baseados bem longe de Lisboa e arredores
Na minha região um anódo dura somente três anos, a agua é mesmo muito agressiva
Tenho um termoacumulador elétrico de 100L, e hoje parou de aquecer a água, e ele tem menos de 3 meses. Por favor, sabe me dizer as possíveis falhas e como solucionar elas ? Obrigada
Ola dona Vitoria.
Com os elementos fornecidos vai ser praticamente impossível de pousar um diagnostico, mesmo assim vamos tentar…
Acho mesmo que a senhora deveria verificar au nível do quadro eléctrico ver se ele não esta em baixo.
Se tal for o caso, ligue ele novamente.
Verifique também ao nível du comando de temperatura, aumente ligeiramente.
Aconselho que depois de verificar estes dois pontos, se o problema ainda existe é melhor chamar o instalador, caso você tente desmontar algo, vai cancelar a garantia.
Gostava de saber se consigo encontrar um termoacumulador de cerca de 250 litros que dê para o aquecimento solar e tambem para aquecimento electrico obrigado
Isso mesmo, é natural que encontra… um termo-acumulador com serpentina integrada e com resistência elétrica.
Aqui vai um exemplo daquilo que vc procura.
Neste caso ele funciona com lareira, mas é igual….