Componentes de segurança nos termo acumuladores
Apesar de existirem termo acumuladores multi-posições, que pode ser instalados ou verticalmente ou horizontalmente, nada os dispensa de serem protegidos pelos componentes de segurança, obrigatórios, tendo em conta que a agua se dilata quando aquece e essa dilatação tem de ser absorvida ou descarregada do termo acumulador, caso contrario ele rebenta, podendo causar danos irreversíveis.
- Qual válvula de segurança deve ser utilizada no termo-acumulador?
- Sifão de ligação da válvula de segurança aos esgotos
- A dilatação da agua quando aquecida!
- Vaso de expansão (auto-clave)
- Passadores termostaticos na saída de agua quente.
- Redutores de pressão
- Esquemas de montagem de termo-acumuladores
A válvula de segurança ou grupo de segurança
A válvula de segurança para termo-acumuladores é o componente mais importante da instalação, seja qual for a fonte de produção de agua quente: lareiras, electricidade, caldeiras ou solar, este componente é indispensável sobre todo tipo de armazenamento de agua quente.
A sua ausência transforma automaticamente o seu armazenamento de agua quente em autentica bomba que vai explodir sob o efeito da pressão devidamente causada pala dilatação da agua quando aquecida.
O rolo deste componente consiste a eliminar este acréscimo de agua, ele se abre a partir de uma pressão de 7 kilos e deixa a agua sair para os esgotos, por este motivo a pressão de serviço da sua instalação deve ser inferior a 7 kilos senão terá sempre um fio de agua a correr em permanência. Com a experiencia descobri que quando estes grupos são instalados com pressão superior a 3.5 Kilos passam a correr em permanência ao fim de alguns meses.
Logo que a pressão de serviço seja superior a 3.5 Kilos, a instalação do redutor de pressão é indispensável.
Para compreendermos perfeitamente o rolo do grupo de segurança vamos ter em conta uma regra de base muito fácil: A agua aumenta de volume sob o efeito do calor.
Qual válvula de segurança utilizar no termo acumulador
Boa pergunta!
Certos instaladores utilizam uma válvulas de tipo válvulas de aquecimento para proteger as reservas de agua quente acumulada (termo-acumuladores), mas que diz a lei a esse respeito?
A norma europeia obriga as instalações de agua quente armazenada a ser protegida com válvula de descarga, e a garantir a descontinuidade baseada em lamina de ar, entre os esgotos e a agua sanitária.
Explicação: Obrigatoriamente deve existir um espaço ao ar livre entre o ponto de saída da agua e o ponto que a recupera para enviar aos esgotos.
Outro ponto indispensável nas válvulas de segurança, a válvula deve ser concebida de maneira a que não permita a ser rolhada, imagine um utilizador que pense ter uma fuga e vai rolhar a válvula de segurança transformando assim a sua própria instalação numa autentica bomba.
Aqui a seguir, um exemplo de válvula não homologada para cilindros, a agua que sai pela válvula de segurança não homologada pode vir a contaminar a agua armazenada, as bactérias podem vir a atravessar a segurança e remontar contra o sentido da agua até ao armazenamento.
Na imagem seguinte vemos a instalação de uma válvula homologada e devidamente ligada aos esgotos com corte laminar, as bactérias eventualmente contidas no tubo dos esgotos nunca poderiam remontar contra o sentido da agua para atingir o armazenamento.
Como podemos verificar também, seria simplesmente impossível rolhar este tipo de válvula, o seu próprio fabrico impede que ela seja rolhada, quaisquer seja o acessório utilizado .
Sifão de protecção e ligação das válvulas aos esgotos
Este sifão é especialmente fabricado para se encaixar sobre as válvulas de segurança, e deve ser ligado aos esgotos para evacuar a agua que vai sair do seu termo-acumulador quando este aquecer a agua.
A sua ligação se realiza em tubos de PVC Ø 32, ou ainda com outros tipos de tubos pode ser montado com um acessório de roscar de 1 polegada.
O segredo de segurança consiste a encaminhar estas percas provocadas pela válvula de segurança, para os esgotos de maneira a evitar a subida de mais cheiros pelo tubo dos esgotos, mas também a garantir a descontinuidade entre a rede de agua sanitária et agua de esgotos.
Nunca montar um termo acumulador sem uma protecção como esta ou idêntica sob o risco de ver explodir o seu termo-acumulador.
Dilatação da agua
Aumento de temperatura | Aumento de volume |
---|---|
10 a 40°C | 0,75% |
10 a 50°C | 1,18% |
10 a 60°C | 1,68% |
10 a 70°C | 2,25% |
10 a 80°C | 2,89% |
10 a 90°C | 3,58% |
10 a 100°C | 4,34% |
10 a 110°C | 5,16% |
A temperatura normal dos cilindros situa-se a volta dos 60°C para lutar contra a legionela 70°C é a temperatura máxima que a agua quente devera atingir para lutar contra desgoverno de energia…
Pegamos aqui um exemplo de um acumulador de 200 litros alimentado com agua a 10°C e aquecido a 70°C, o aumento de volume seria de 2.25% .
O coeficiente de aumento de volume da agua entre +10°C e + 70°C é de : 2.25% .
200 x 2.25% = 4,5 Litros de aumento de volume, mas geralmente nós aconselhamos de ter em conta um aumento de volume de 3%, o que neste caso acrescenta um volume de 6 litros em vez de 4,5.
Quando falamos de volume de vaso, fazemos referencia a volume útil e não volume bruto.
O vaso de expansão de qualidade alimentar
Assim como um vaso de expansão de aquecimento central, o vaso de expansão sanitário é especialmente concebido para contacto com o agua potável, o vaso absorve a dilatação da agua devidamente ao seu aquecimento.
Utilize este dispositivo junto com a válvula de segurança se o fizer, impede de perder aqueles litros que se perdem quando a agua aquece, privilegie uma capacidade mais elevada de preferência a uma capacidade mais pequena, nunca esqueça que a agua nos cilindros cresce mais ou menos 3%.
Passadores termostáticos
Os passadores termostáticos são geralmente instalados sobre as saídas de agua quente dos termo-acumuladores, e ai o leitor pode dizer que mais vale descer a temperatura do termo-acumulador que instalar este passador termostático, desta maneira faz duas economias.
Teoricamente seria assim mesmo mas o problema é que a temperatura do seu termo-acumulador deve estar sempre a volta dos 60C° afim de proteger a sua instalação do desenvolvimento de legionela.
Instalando este tipo de dispositivo você economiza bastante agua quente e protege os seus filhos contra os riscos de queimaduras.
Redutores de pressão
Para um funcionamento otimal, os termo-acumuladores sob pressão devem ser alimentados com uma pressão máxima de 3.5bars.
Os redutores de pressão protegem as instalações contra a supressões, e mantém a instalação a uma pressão determinada o modelo apresentado incorpora um manómetro afim de visualizar a pressão em serviço.
Aconselhamos fortemente a instalação de tal dispositivo na alimentação do seu termo-acumulador.
Como se justifica a diferença de preço entre dois redutores de pressão? Os redutores de pressão são determinados em consequência da pressão de entrada, mais alta é a pressão de entrada e mais elevado é o custo, mais baixa é a pressão de entrada e mais barato é o redutor.
Sabendo que um redutor com pressão de entrada de 20 bars tem uma duração de vida três vezes mais elevada que um redutor com 10 bars de pressão de entrada.
Precauções de instalação de um redutor de pressão.
Que o seu redutor seja montado com acessórios desmontáveis ou não, tenha o cuidado de o instalar em posição horizontal e nunca de maquinismo para baixo, como ilustrado na imagem, sugerimos fortemente a instalação de um passador de cada lado do redutor afim de o poder desmontar facilmente.
Este tipo de dispositivos necessita uma intervenção periódica, no caso de utilização com agua de poço não filtrada.
Esquema de montagem de termo-acumulador
Em caso de utilização de um redutor de pressão na entrada de agua geral, não é necessário utilizar um redutor de pressão na entrada de agua fria do termo-acumulador.
Videira, Redufix, SFR, RLT M2, são marcas ou produtos pertencentes aos seus fabricantes respectivos.
Esquema de montagem de tubulação para termo-acumulador com material devidamente instalado, podemos verificar a presença do símbolo NF que representa “norma francesa” sabendo que os franceses são campeões em segurança de instalações.
Boa tarde como se chama esta valvula de segurança com essas funções ja procurei e so encontrei ou a valvula de segurança ou corte este modelo nao encontro
obrigado
Esta válvula, faz oficio de varias funcões, chama-se grupo de segurança.
Boas
Comprei um ariston hybrid 100l e a aquecer a água ele pinga com alguma regularidade pelo tubo de descarga de plástico que foi fornecido por eles, será normal pelo modo de funcionamento da Bomba de calor ?
Obrigado
Ola.
Eu não estou a ver de que tubo se trata mas se é um tubo de descarga penso que seja normal.
Todos os cilindros sem excepção tem de ter uma valvula de descarga que pinga quando o cilindro aquece a agua.
Boa noite, tenho um cilindro de 80lt já há 4 anos nunca tive problemas nem nunca pingou nada , como tenho lido aqui nos comentários. Mas aconteceu uma coisa estranha, na sexta feira ouve corte da água da rede na minha zona, durante grande parte do dia, no sábado de manhã ainda dei banho aos meus filhos e lavei loiças etc … Hoje de manhã ao lavar loiça fiquei sem água quente, achei estranho e fui ver o cilindro, eu tenho-o no andar de cima , quando lá cheguei reparei que estava sem luz, fui ver o quadro e tinha um disjuntor que disparou, coloquei na posição certa pensei que o problema estava resolvido, entretanto saí grande parte do dia, quando cheguei pensei que já tivesse tudo ok, só que não, fui vere o cilindro estava desligado, não dá luz, nada. O que poderá ser o problema? Algum tipo de sistema de segurança pelo facto de não ter havido água na sexta feira dele ter feito disparar o quadro ou não tem nada haver com isso?
Ola, infelizmente existe duas possibilidades.
Ou o termostato sobreaqueceu e entrou un curto.
Ou então a resistencia rompeu-se
Nos dois casos terá que chamar um técnico ou um encandor que conhêça.
Olá pinga água fria no cifão, isso é normal
Se pinga de maneira continuada, não é normal! se pinga quando aquece é perfeitamente normal.
Boa tarde. Muitos parabéns pelo post e trabalho realizado. Adquiri um Ariston Lydos hibrid 80L há uma semana e noto que perde muita água quando está a aquecer. O termo não tem redutor de pressão, tem apenas a válvula de purga que veio com o equipamento. No manual dizia ser opcional e o instalador que foi lá a casa disse que não seria preciso mais nada. Achei estranho e pedi para não ligar o sistema de drenagem ao esgoto para que conseguisse perceber se deitava muita água ou não. Mas a verdade é que quando o termo está em funcionamento, a aquecer a água após os banhos deita imensa água. Tem alguma ideia do motivo? Muito obrigado. Abraço
Ola.
Pode existir varias causas:
Pressão de agua muita elevada
válvula defeituosa
Sujidade no mecanismo da válvula.
Olá boa tarde tenho um termoacumlulador Teka EWH 50 slim, começou a disparar, quando faço reset (numa peça branca que está inserida no cabo de alimentação entre o termoacumulador e a ficha) e ligo o termoacumulador liga mas desliga passado pouco tempo. Consegue ajudar na resolução da avaria? Muito obrigado e bom trabalho.cps Joaquim Sousa
Olà, talvez a minha resposta chegue um pouco tarde talvez o seu problema ja esteja resolvido, mas aqui vai a minha opinião, tendo em conta que eu não conhêco esse material.
Aquela peça que se encontra no cabo é um disjuntor, que em muitos casos causa avarias pois é um disjuntor térmico (made in china).
Coloque o seleccionador 1 na primeira velocidade, e o segundo a 50% e faça o reset novamente par ver se aguenta.
Se ele não desligar aumente a temperatura progressivamente,
Se mesmo com o termo-acumulador ni mínimo ele desligar contacte o SAV, pois a avaria situa-se dentro do aparelho.
Cumprimentos
Bom Dia.
Há uns dias instalaram-me um termoacumulador, um Teka de 50L.
Quando terminaram verifiquei que a pressão de saída, da água quente, era pouca, mas pensei que depois estabilizaria.
Isto apesar dar bichas de ligação me parecerem torcidas e eventualmente estranguladas, por falta de espaço nas voltas.
Ainda não me foram resolver o problema e eu gostaria de saber:
– poderá o problema da falta de pressão, na rede de água quente, ser resultado de um estrangulamento na alimentação?
– se quiser substituir as bichas, por umas mais compridas, terei que retirar toda a água do termoacumulador, ou fechando a alimentação, cortará também a saída de água?
Obg
Ola, se os flexível estiverem torcidos ou dobrados, pode causar un corte importante no caudal.
Si tem que cortar a agua geral ou somente antes du seu acumulador, a manobra varia consoante a configuração e consoante a válvula de segurança utilizada.
Sem ver não podemos indicar precisamente como proceder.
Bom dia.
Adquiri um Termoacomulador Ariston 50 l recentemente.
A instalação foi feita com regulador de pressão.
Nos primeiros dois dias funcionou perfeitamente, mas após isso, sempre que aquece mete ar na canalização. Não entendo o motivo. Será que tem avaria?
A causa mais provável é uma reacção química entre a sua agua e os componentes do ãnodo, normalement essa produção de gazes acaba pour desaparecer, se tal não for o caso tem de passar a versão de acumulador con ãnodo eletrico.
boa noite, tenho 1 termoacumulador ARISTON VELIS 100L no qual ele deixou de aquecer a agua e o painel fica com as luzes todas ligadas e não e possível mexer em qualquer tipo de botão.
O que será?
Sensor 1 ou 2, ou circuito electrónico danificado.
Bom dia eu tenho um termoacumulador Videira de 100L e sempre usei no nível E é sempre manteve a água nos 60graus sem problema depois do banho de ontem ele quando fomos voltar a usar para banho demos conta da água quase fria e reparei que está nos 28graus já aumentei o nível e ele não subiu, desliguei por um bocado e também já baixei o nível ele desliga a luz e tudo no entanto quando volto a aumentar ele nao me aquece a água qual a sua sugestão?
Obrigado
Termostato ou resistencia danificado, pode também ser problema eléctrico exterior ao termo-acumulador, é difícil de diagnosticar precisamente sem ver.
Bom Dia,
Tenho um termoacumulador vertical de 80lts com 5 anos e no inicio eu trabalhava com ele em modo economico e por vezes a torneira da valvula fazia pingar agua. Depois deixou de pingar. Atualmente ja nao o uso em modo eco e nao sei se foi essa a razao, mas agora a torneira da valvula está a deixar sair agua continuamente. Será que a valvula está avariada? o que posso fazer?
Olá Paulo.
Se a válvula pingar continuamente mesmo quando o thermo acumulador não esta a aquecer é sinal que a válvula jà sofreu et deve ser trocada. Isso acontece muitas vezes quando a pressão de entrada é demasiado elevada.
Boa noite. O meu termoacumulador Vulcano apesar de estar programado para 50 graus. Hoje deparei-me com ele a 80 graus. Desliguei.o e após 2 banhos, liguei.o e verifiquei que tinha descido mas depois voltou a subir para lá do programado, para já está desligado, não consigo entender o que se passa. Uma vez já tinha acontecido ter.se desligado sozinho e não ligava por uma questão de segurança. O que poderá ser? Grata.
Ola Cristina.
Tudo indica que o termostato du seu termo-acumulador esta avariado, e não corta a corrente quando deveria.
Boa noite estou com um problema no termocumolador acontece que foi posto novo esta sexta feira.para aquecer a água mais rápido foi posto o disjuntor em forçado até aí tudo bem demorou 4h para aquecer 100l de água.o disjuntor disparou passando em modo automático.so que deixou de aquecer a água.hoje de manhã fui para tomar banho a água estava completamente fria.alguem me explica o que pode estar a acontecer??
Sr Antonio, o seu problema é eléctrico ao nível do relógio.
Boa noite tenho um termo comolador de 80l e chia quando ligo a água fria .
Pelo que já li qui nos comentários que é por causa da válvula. Que tipo de válvula devo comprar obg boa noite
Boa noite. No domingo passado o meu termoacumulador de 80 litros, já com alguns anos, rebentou e inundou o meu apartamento. Na segunda comprei um Ariston Lydos Hybrid de 100 litros e fiz a instalação juntamente com um amigo que percebe da área. No final da instalação e depois de ligar o termoacumulador e a água, a bicha da água fria pingava e deduzimos que seria a bicha estragada. Hoje voltamos a fazer a ligação com bichas novas e voltou a pingar na entrada da água fria pela rosca plástica que fica entre a entrada da água no termoacumulador e a válvula de segurança. Retiramos a rosca plástica e enroscamos a bicha diretamente na válvula de segurança e não pingou mais. Estava tudo bem até à noite a família começar a tomar banho e voltar a pingar na rosca plástica que se coloca entre a saída da água do termoacumulador e a bicha. Posso simplesmente retirar essas roscas plásticas e enroscar as bichas diretamente à saída da água quente do termoacumulador? Obrigado.
Ola.
A rosca plástica fornecida pela Ariston é o anel di-eléctrico, que só é nécessario na saída de agua quente, na realidade esse anel impede o efeito de electrolise de sair et corrodar as canalizações.
Como o termo acumulador esta ligado com flexíveis, pode suprimir esse anel, mas as saídas do acumulador são em ferro e o ferro não é preparado para ser ligado com flexíveis nem com nenhum sistema de ligação baseado em anilhas (caso dos flexíveis que tem uma Anilha de borracha integrada).
Vc terá que utilizar un casquilho em latão M/F que vc vai enroscar no acumulador com uma junta de téflon ou stopa, depois o seu flexível vem se ligar no casquilho em latão garantindo a estanquidade durante muitos anos.
Abraço
Boa noite, tenho um termoacumulador Teka EWH 50 Litros VE-D as saídas e entrada de agua são 1/2′ para usar essas válvulas homologadas pode se usar os adaptadores de 3/4´ para 1/2′ sem problema ou pode afetar os níveis de pressão?
segunda e ultima pergunta, após fazer a limpeza ou primeira utilização do termoacumulador ao encher de agua o tanque existe apenas necessidade de abrir uma das toneiras de agua quente nada mais é preciso acionar ou abrir correto?
Ola sr Filipe.
pode usar o adaptador de 3/4 para 1/2 sem problema algum, que não vai afetar a pressão nem o caudal.
Ao encher, basta abrir uma torneira em posição agua quente até a agua jorrar perfeitamente sem ar, deixe correr 30 sec afim de sair todas a impurezas eventuais.
Boa tarde
Tenho um sistema de AQS de circulação forçada com bomba de calor.
O vaso de expansão começou a derramar um liquido pela entrada. A ligação da entrada já foi devidamente apertada, mas a situação mantém-se. O que é que pode estar a acontecer ? Quais são os riscos ? O liquido derramado é nocivo ?
ola sr Silva.
Resumo, o sr tem um sistema de agua quenta sanitaria com circulação forçada e produzida por bomba de calor.
No vaso de expansão existe um vazamento que persiste mesmo depois do vaso ser corretamente apertado.
O facto de um acessorio estar corretamente apertado o mesmo demasiodo apertado não quer dizer que, não vai existir vazamento, acho que o vaso deveria ser desmontado, testar a pressão para verificar o bom estado da membrana.
Depois montar novamente sans deixar vazamento.
Tenho um cilindro de 80l, por vezes quando abro a água fria ele chia? Qual o problema? É grave? O que posso fazer?
Muito obrigado.
Trocar a válvula de segurança, apesar desse assobio não provocar nenhum problema.
Boa tarde, antes de mais parabéns por o site e por os artigos bastante explicativos.
No entanto tenho uma questão muito simples, onde é que posso comprar os seguintes artigos na zona de Oeiras? Pois o Leroy Merlin não é dos melhores sítios e muito menos o mais barato.
Torneira de corte
Redutor de pressão
Válvula de segurança
Anel di-eléctrico
Obrigado
Olá
Para instalar um termoacumulador veio cá um técnico da EDP e disse que, segundo nova legislação (??), o redutor de pressão tinha de estar lá em baixo à saída do contador — e não na entrada de água fria do aparelho. Ora, isto reduz a pressão da água em toda a casa… Isto é correcto ou tem alguma informação sobre este assunto? A mim parece-me um disparate ir mexer no contador da água na área de serviços do prédio (além do mais em nenhum dos contadores das outras casas está lá algo de parecido), mas o técnico disse que era assim. Pode confirmar?
Instalo cilindros a 25anos e nunca ouvi isso mas concordo que o redutor na entrada geral é mais eficiente pois a pressão vai ser idêntica na agua fria e quente.
Mas quando esse redutor não existe e que a configuração da instalação não o permite, instala-se só na agua quente.
De toda a maneira ele não tem nada a ver com o resto da instalação, ele tem a ver e é responsável pelo cilindro que vai instalar.
Válvula de segurança e redutor obrigatório.
Pode instalar o seu termo-acumulador on de lhe der jeito, de momento que ele funciona com pressão.
Todavia verifique os pontos seguintes:
Instalar o acumulador em um local aquecido ou local habitado ou pouco sensível ao frio.
Verifique qua longura total dos tubos de agua quente nunca seja muito importante.
Bom dia,
gostaria de saber qual o melhor local para instalar um termo acumulador de 150 l (qual o melhor para este fim), numa casa particular, visto que a minha casa tem rés-do-chão e 1º andar.
Uma vez que vou substituir toda a canalização existente, bem como eliminar o esquentador a gás, passando as águas quentes para o termoacumulador (a comprar), no entanto, e em função da nova canalização e do desenho da casa, dava-me bastante jeito instalar o termoacumulador no rés-do-chão, num espaço onde tenho as máquinas de (loiça e roupa) e é contígua à cozinha existente e no rés-do-chão, tenho apenas duas casas de banho pequenas (de serviço), sem banhos… no 1º andar a uma distância de 6 m (entre a dirteção vertical e horizontal) e até ao máximo de 10 m (última casa de banho) tenho as duas casas de banho principais da habitação.
Por isso, gostaria de perguntar se era possível colocar o termoacumulador nesse espaço, uma vez que a água quente vai de baixo para cima.
Obrigado pela sua atenção, desejando-lhe um BOM ANO de 2021.
Não tem qualquer problema… Pense sempre que termoacumulador como esquentador, por uma questão de economia e ou saida de gases deve ser sempre instalado perto, ou no local onde se faz mais uso de água quente.
Boa tarde. Instalei um termoacumulador de 80litros…acontece que a válvula de segurança está sempre a verter mal se liga a água quente. Não existe nenhum redutor de pressão de água. O termo que estava instalado era de 50 Litros e nunca verteu pela vavula. Obrigado
Qual válvula de segurança voce instalou? Aquelas de propósito para termo-acumuladores?
Bom dia, quero desde já agradecer por esta planta forma, pos tem ajudado bastante.
Pergunta: tenho um termo acumulador de 30 litros, e ja vinha funcionando corretamente, mas agora faz um ruído como um alarme e no display, o valor da temperatura pisca assim como a lad de sinalização.
Ola Valdimiro.
No seu caso, esta mais que provado que seu termo-acumulador apresenta uma avaria, mas com as informações fornecidas não nos é possível diagnosticar esta avaria.
Que temperatura esta exibida no display? Desde quando constou esta avaria? Quando solicita agua quente na sua torneira, ela sai quente ou fria?
bom dia, prezado
sou William, gostaria de saber qual o melhor lugar para instalar um termo acumulador num edifício domestico, visto que a minha zona técnica fica no rés-do-chão
e não quero instalar no 1º piso, entao tem como instalar no rés-do-chão.
Ola.
Sim pode instalar onde desejar somente tem algumas regras a respeitar.
Nunca instalar um termo-acumulador num local frio, “garagem ou cave” quando não existe aquecimento.
Ter em conta o comprimento máximo da linha de agua quente, quando mais compridas forem as linhas mais desperdícios vai existir na agua quente, da mesma maneira, quanto mais comprida for a linha de agua quente, mais tempo terá que esperar a agua quente após abertura da torneiras de consumo.
Boa tarde tenho esse cilindro marca htw-tv-80Ess e está sempre a verter água pela válvula de segurança e não sei como resolver o problema e a garantia terminou. Será que me podem dar umas luzes do se passa por favor?? Obrigado
Ola Angelo.
Troque a válvula de segurança et coloque un redutor de pressão na entrada de agua fria.
Esta imagem foi uma foto tirada por mim às instruções que vieram na válvula de segurança. Vou tirar a foto e mandar por email as instruções completas. Pode usar à vontade.
Ficou apenas a parte elétrica por responder.
Obrigado.
Sr Vitor, péço desculpa, efectivamente esqueci a parte eletrica.
Uma resistencia de 3 Kw faz mais ou menos 13,5 A, se a sua ficha é compatível com 16 A, penso que ela vai resistir a utilização, mesmo assim nas primeiras vezes fique atento e confirme que ela não aquece.
Espero ter respondido.
Abraço
Boa tarde. Tenho umas dúvidas das quais gostaria que me pudesse ajudar se for possível. Comprei um termoacumulador Videira de 150l e ainda não o instalei. No esquema de instalação não vem o vaso de expansão como poder ver nesta imagem. https://imgur.com/a/JeJ3d4u. Há a necessidade de o colocar?!
Na parte elétrica os cabos não vêm com ficha montada estando a fase, o neutro e a terra ainda por montar. Tendo em conta que o termoacumulador é de 3000w uma ficha macho de 16a é suficiente?!
Em relação ao passador termoestatico este pode ser regulado para passar a água a 40 graus tendo em conta que tenho filhos menores com acesso a algumas torneiras para estes não se queimarem ou não é aconselhado baixar a temperatura da água a esse ponto?!
Obrigado.
Ola Vitor.
O vaso de expansão não é obrigatório nos termo-acumuladores, o que é obrigatório é o grupo de segurança.
Sabendo que o termo-acumulador perde até 3% da capacidade dele cada ciclo de aquecimento, é aconselhado instalar un vaso com volume util + ou – de 3% do volume do termo-acumulador.
No que diz respeito a válvula termostatica, sim é possível regular a saída de agua quente a 40°C apesar de aconselharmos a regular ligeiramente mais quente, entre 45 e 50°C parece-me correto pois as bactérias deixam de se multiplicar a partir de 44°C (de memoria – a verificar em outras fontes).
O cilindro deve ele estar regulado à dos 60°C, se ele for ACI dinâmico pode regular mesmo a 50°C por ele vai se encarregar de subir a température periodicamente para lutar contra a legionella.
Esperando ter respondido plenamente ao seu pedido
Ola Vitor.
O vaso de expansão não é obrigatório nos termo-acumuladores, o que é obrigatório é o grupo de segurança.
Sabendo que o termo-acumulador perde até 3% da capacidade dele cada ciclo de aquecimento, é aconselhado instalar un vaso com volume util + ou – de 3% do volume do termo-acumulador.
No que diz respeito a válvula termostatica, sim é possível regular a saída de agua quente a 40°C apesar de aconselharmos a regular ligeiramente mais quente, entre 45 e 50°C parece-me correto pois as bactérias deixam de se multiplicar a partir de 44°C (de memoria – a verificar em outras fontes).
O cilindro deve ele estar regulado à dos 60°C, se ele for ACI dinâmico pode regular mesmo a 50°C por ele vai se encarregar de subir a température periodicamente para lutar contra a legionella.
Esperando ter respondido plenamente ao seu pedido e vou-me permitir de lhe pedir uma foto ou scan da pagina completa da imagem que forneceu e a autorização de a publicar ali mesmo no fundo da pagina.
Se aceitar responder ao meu pedido pode então enviar essa imagem para contacto@canalizareaquecer.com
Obrigado
Boa noite.
Muito obrigado pela resposta e disponibilidade.
Quanto aos estalos, era falta de ar no depósito das bombas de água central do prédio.
Foi feita a manutenção e está neste momento sem esse comportamento, quer no contador, quer no próprio termoacumulador.
Quanto ao grupo de segurança, vou proceder com a troca conforme indicado. Já percebi que houve alterações na legislação – esta era a que vinha com o aparelho e que a Ariston recomendava instalar no manual de instalação.
Não vou instalar o regulador de pressão porque como temos bomba de água para o prédio e moro no último andar, nunca tenho muita pressão – a bomba de água do prédio trabalha entre os 6/8 bar.
Quanto à fita autovedante, erros de autodidata! nunca tinha reparado nesse pormenor (há muita gente a cometer o mesmo erro, inclusivamente em tutoriais e videos pela internet fora) mas como vou limpar o filtro anticalcário, aproveito para remover.
Duas questões finais:
Este termoacumulador supostamente é inteligente, no entanto a função ECO não funciona porque, segundo a marca (já veio cá a casa) utilizamos pouco os banhos e são espaçados entre eles, ou seja, não tomamos todos banho de seguida e a temperatura desce para os 40º o que no verão é suportável, mas no inverno, não.
Assim, tenho normalmente nos 50º fixos, porque a água fica quente o suficiente e tem uma função inteligente que faz subir aos 60º 1 vez por dia para a legionela.
A minha questão é que tenho contador bi-horário e como não uso o ECO, quais poderiam ser os inconvenientes em meter um regulador horário para só trabalhar nas horas de vazio (mais barato)? Será que estraga o electrónico estar a ligar/desligar todos os dias?
Finalmente, quanto à manutenção recomendada das resistências e dos ânodos (recomendada de 2 em 2 anos, vou esticar para 3/4 porque tenho um filtro anticalcário na entrada da água fria) não me parece assim tão complicada que necessite de um técnico da marca, estando a equacionar fazer eu mesmo. Já está fora da garantia e sempre se poupa alguns trocos. Ou acha melhor fazer por um técnico?
Mais uma vez, muito obrigado por tudo.
João
Ok. Os aparelhos carregados de eletrónica suportam mal os cortes de corrente, pois essa opção não e indicada, como disse o seu aparelho gera ele mesmo a economia ao manter a água a 50 e subir periodicamente para 60.
No que diz respeito a manutenção. Se você se sente capaz de o fazer não vale a pena recorrer a técnicos de marca ou agregados.
No que diz respeito aos estalos, sim eles são o fruto da pressão instável, assim como esses vai e vem no contador.
Eu omiti esse pormenor, pois é évidente que se tem bombas de supressão e se os autoclaves estiverem vazios ou demasiadamente cheios, não vão mais absorver aqueles choques provocados pelo arranque e paragem das bombas, o que quer dizer que aqueles choques vão se estender na integralidade da instalação.
Visto que os autoclaves foram actualizados, penso que o problema foi resolvido.
Cumprimentos
Boa tarde,
Tenho um Termoacumulador Ariston Velis 100 e recentemente começou a dar uns estalos na entrada da água fria que me estão a preocupar um pouco, conforme video:
https://drive.google.com/open?id=1QyxtRKp9b1ws8M3FcyhW6J-BRli8Sbx0
Noto que a entrada de água a torneira e até o tubo fica quente se não for usado – com a válvula pensava que não havia retorno e consequentemente, a água não aquecia.
Noto também um comportamento estranho no contador de água:
https://drive.google.com/file/d/14vPaGPhq8FvGdJYquOKB24YXjwv-kXA0/view
Nunca tal tinha visto. Não passa disto, ou seja, não tem saída de água, mas parece que existe um pequeno retorno no contador que depois é reposto – será devido à canalização do prédio?
Recentemente foi substituida toda a coluna do prédio…
Já pensei substituir a válvula, mas não sei até que ponto não será um problema mais a montante.
Se puderem dar uma opinião, agradeço.
Obrigado.
Ola João.
Aqui mais acima, nesta pagina encontras as válvulas de segurança caracterizadas par termo acumuladores, que inclui o anti-retorno et passador de condenação assim como válvula de esvaziar, é uma válvula destas que tem que ser utilizada, a válvula atualmente instalada não respeita a descontinuidade do esgoto com corte laminar como impõe a lei.
Proponho que instales também un redutor de pressão antes da entrada da futura válvula…
O que provoca actualmente o contador ir e voltar: é a ausência de válvula anti-retorno.
Os estalo são o fruto de pressão demasiado elevada et talvez mesmo a température alta demais.
Nunca se põe fita autovedante, nem stopa, em acessórios com anilhas, o que é o caso dos flexíveis, quando existem anilhas (juntas) temos de usar essas anilhas porque a estanquidade dos dois accesorios obtém-se de topo-contra-topo com anilha no meio.
Olá
Tenho um termoacumulador Vulcano de 100litros e a válvula de segurança começou a pingar muito (6litros por dia ) mesmo a baixa pressão , aos 2bar , quando devia libertar a pressão só aos 8bar, certamente estava avariada. Comprei uma nova igual e essa situação ficou resolvida com esta nova a pingar só quando raramente atinge 8bar. Mas tive que substituir também a torneira de esquadria da água fria porque pingava embora pouco pela torneirinha, mas resolvi meter nova, mas a velha era de 1/2 1/2 e meti uma nova mas de 1/2 3/8,( porque não havia igual com filtro). Agora a água quente esgota-se muito mais rapidamente do que antes , a meio do primeiro banho começa a ficar morna, será que tem a ver com o caudal de entrada? a pressão penso que continua igual. Tenho redutor de pressão que não foi mexido, o regulador da temperatura também está na mesma… é que antes de substituir estas peças estava a funcionar bem.
Obrigado!!
Certamente o seu problema deve ser outro, o facto da torneira de esquadria ser ligeiramente mais pequena, devia somente limitar o caudal e não a quantidade.
Procure outra fonte de problema.
Trocou recentemente algum mono-comando la em casa ou tive alguma alteração?
Muito obrigado pela resposta. Não alterei nada mas estou desconfiado do monocomando da wc onde acontece essa situação, pois na outra wc não notei que a água quente esgotasse depressa. Acho que vou substituir a torneira por uma nova, talvez ha-ja passagem da agua fria para a quente no monocomando fazendo retorno da água fria para o termoacumulador não sei. Obrigado
Tá, veja lá e diga como terminou. Dei-a novidades.
Boa tarde,
Tenho um Cilindro Ariston Velis 100 e ultimamente está a dar-me algumas dores de cabeça…
Pelo link abaixo pode ver-se o contador de água a oscilar mesmo com todas as torneiras fechadas:
https://drive.google.com/open?id=14vPaGPhq8FvGdJYquOKB24YXjwv-kXA0
Cada vez que isto acontece, o cilindro tem uns estalos, conforme se pode constatar aqui:
https://drive.google.com/open?id=1QyxtRKp9b1ws8M3FcyhW6J-BRli8Sbx0
Ao fechar a entrada de água, seja no contador, seja no cilindro, param.
No meu prédio mudou-se a canalização da coluna central há uns 2/3 meses e desde aí estes estalos pioraram. Durante a noite não emite estalos.
Já pensei em algumas possibilidades:
1) Ar na canalização central do prédio?
Ao fim de tanto tempo já não devia existir.
2) Ar na minha canalização?
Também não me parece, dado que já é utilizado há mais de 2/3 anos e sai água certinha, sem ar.
3) Será que a válvula de segurança de entrada está avariada? É a que vinha de origem no aparelho.
Não consegui ainda perceber, se tiver alguma ideia acerca do problema, agradeço muito a sua ajuda.
PS: Excelente os artigos do site.
Obrigado.
Sr João, lamento mas este comentário tinha caído nos filtros antispam.
Eu ja respondi a sua nova solicitação aqui: https://www.canalizareaquecer.com/esquentadores/dispositivos-de-seguranca-nos-termoacumuladores.html#comment-332
Boa tarde,
Tenho um termo-acumulador aqui em casa e recentemente começou a pingar agua quente pela válvula de segurança.
O que poderá ser?
Obrigado
Ola Rui Pereira.
A função principal da válvula de segurança é, vazar uma gostas quando o cilindro esta a aquecer, por isso não se preocupe se o seu pinga umas gotas, é esse o role da válvula.
Preocupe-se somente sa essas gotas forem permanentes mesmo quando o cilindro esta desligado, nesse caso quer dizer que a pressão da agua é demasiado elevada e provocou a deterioração da válvula.
Coragem neste período de confinamento.
Boa tarde:
Tenho um termoacumulador Ariston Velis Evo 100L desde dezembro de 2017. Esta madrugada a água saiu com pressão e muito quente durante mais de uma hora inundando a cozinha. Dava a impressão que vinha da parte de cima do termoacumulador. Desliguei a parte electrica e abri a torneirinha da saída da água para ajudar a esvaziar toda a água. O que pode estar na origem do problema? Terá sido o termostato?
Obrigado.
O seu termo-acumulador rebentou a cuva devidamente a pressão da agua, defeito ou ausência de válvula de segurança ou ainda sobre-aquecimento.
Olá boa noite, tenho 1 termoacumulador de 100L, a questão é , na casa de banho a agua quente e fria sai bem com boa pressao.. mas na cozinha a agua sai muito pouca.. pode ajudar?
Comece por desmontar o bico da torneira e mergulhe-o en vinagre branco durante uma noite.
No dia seguinte deia-lhe uma escovadela com uma velha escove de dentes, depois monte-o na torneira e admire….
Boa tarde. Tenho um termoacumulador da marca Delta, que está constantemente a dar uns estalos. Se virar um passador para o outro lado, os estalos param. Queria resolver este problema para que o termoacumulador pare de fazer este barulho, sem ter que mexer em nenhuma válvula. Consegue-me dar uma ideia do que se pode passar para contactar um Picheleiro?
Sem ter pelo menos uma imagem vai ser difícil, os estalos são o fruto da pressão.
Suponho que quando vira o passador para o outro lado permite á pressão de baixar.
Como digo, sem pelo menos uma imagem não vamos conseguir ajudar.
Boa noite, qual a temperatura que deve ser programada no termostato que tem no topo de um acumulador de 250L da Domusa (no mesmo tubo por onde sai a água quente, julgo).
Penso que depois passa pela válvula de segurança com ligação ao vaso de expansão.
Ola José Carvalho, feliz 2020.
A sua pergunta não é bem explicita visto que eu não estou a ver a instalação, e tendo em conta que os cilindros podem ser instalados de varias formas com configurações diferentes e em circonstancias diferentes.
Mesmo assim eu vou tentar responder do melhor que posso.
A agua quente acumulada deve ser mantida pelo menos a 50°C e responder a um pico de temperatura semanal de 60°C pelos menos durante um período de 45mn, isto par lutar contra o desenvolvimento de legionella, somente sistemas electrónicos (nomeadamente os sistemas ACI dinâmicos) permitem de responder a essas necessidades.
Por essa razão, nos cilindros manuais “sem regulador electrónico” é de costume regular a temperatura de armazenamento a +ou- 60°C para exterminar as bactérias naturalmente presentes na agua.
A temperatura de saída da agua quente, nunca deve ser superior a 50°C, por essa razão utiliza-se uma válvula termostatica na saída da agua quente para limitar a temperatura enviada as torneiras, afin de proteger as pessoas contra as queimaduras.
Boa tarde,
Tenho uma caldeira a pellets com aquecimento central e de águas quentes sanitárias, tenho um redudor de água para 3 kg, tem uma válvula de 7 kg e um vaso de expansão de 18 litros, e perde muita água durante a noite, uns 8 litros, mais ou menos.
É mesmo assim, ou terá algum problema na instalação.
Obrigado
Qual o volume du seu termo-acumulador acoplado ou integrado a caldeira? E veja se tem a possibilidade de conhecer a temperatura da agua quente sanitária?
Instalaram-me há 2 dias a misturadora ao contrário, ou seja, a entrada de água fria está ligada onde na misturadora está H (HOT) e a de água quente onde está a letra C (COLD).
Detectei isto porque só saía água quente quando a torneira que vem associada na misturadora está no mínimo.
O técnico que instalou vem hoje trocar o posicionamento mas a minha questão agora é: A misturadora não estará agora estragada uma vez que há dois dias que esteve em funcionamento invertida?
Não fique a vontade que não vai haver problema algum, pelo menos não tenho conhecimento que a inversão da agua posa estragar o material.
Ja vi misturadoras termostaticas com alimentação invertida, o único sintoma que encontrei é a falta de agua temperada. Depois de repor as entradas no bon sentido tudo ficou a funcionar bem.
Olá, comprei um cilindro há cerca de 15 dias, c capacidade de 50L. Está montado na cozinha, ao lado do lava-louça. Aí a água quente sai bem, sem problema. Mas na casa de banho, que está a dez metros, sai apenas um fio de água quente. Será problema do cilindro ou foi mal montado? Obrigado!
Pense que tem lixo acumulado no tubo que vai a casa de banho.
Cortar agua et desmontar a torneira da casa de banho, depois abrir a agua para fazer saír todo o lixo acumulado no tubo.
Boa tarde,
Decidi trocar o meu esquentador por um termo-acumulador da Junkers de 200 litros. A instalação foi realizada por um profissional certificado mas que agora encontra-se de ferias.
Tenho duas duvidas:
1. É normal a válvula de segurança aquecer? ela esta montada correctamente antes da entrada fria do termo-acumulador e a válvula esta a funcionar correctamente, pelo menos quando a abro sai agua.
2. Cada vez que uso água fria ou água quente o termo-acumulador chia. O que poderá ser? Foi feito tudo conforme indicado no manual, abertura de torneiras para o ar sair no seu enchimento.
Desde já os meus agradecimentos. Muito obrigado
Possivelmente uma pressão muito elevada.
Acha que tem redutor de pressão na entrada da válvula de segurança.
Não acho muito normal a válvula aquecer, a que temperatura sai a agua quente? Queima se abrir só a agua quente?
Bom dia,
Vou montar pela primeira vez um termoacumulador. É mesmo preciso estar ligado a um disjuntor?
Posso liga-lo à tomada do fogão elétrico que por sua vez já tem disjuntor ou é necessário um disjuntor próprio?
Desde já os meus agradecimentos. Muito obrigado
Para ligar o seu termo-acumulador respeitando a normas eléctricas tem mesmo que ter uma linha eléctrica dedicada.
Uma caixa a proximidade do termo-acumulador e fio macio de 2.5mm² entre o seu termo-acumulador e a caixa.
Depois se for em sua casa faça como quiser, as normas são estas.
Se for num cliente, respeite as normas para evitar de ter a sua responsabilidade presa a um fio eléctrico.
Bom dia,
Tenho um termo acumulador / cilindro de alta pressão de cobre em casa. Sou o ultimo andar e no meu predio a agua vem por queda do telhado, pelo que tive de instalar um motor à entrada de casa que me dá uma otima pressao!
A minha dúvida é se posso dessligar o motor à noite, ficando quase sem pressão nas torneiras e, por conseguinte , no cilindro?
Obrigado
Apesar do desconforto que essa queda de pressão vai provocar, não existe contra-indicação a desligar o supressor a noite.
Em contrapartida risca de encontrar os problemas seguintes.
obrigado pela sua disponibilidade em responder me, o termoacumulador tem 15 anos, parece me k esta a chegar o momento de fazer uma troca, penso k neste momento nao se encontra aquele mod. no mercado cb 150 L. fagor
Obrigado
Sim 15 anos para um acumulador já não é mau, acho mesmo que a melhor solução é trocar.
bom dia , tenho um termocumulador fagor cb 150 L esta a verter uns pingos no sito da resistencia, será k ainda tem arranjo ? onde arranjo um igual ou com as mesmas furaçoes para substituir.
Obrigado pelo esclarecimento, continuaçao e bom trabalho
Ola shr. Gaspar.
Tudo depende da fuga.
Se a fuga vaza pelo bloco de resistência é possível trocar.
Se a fuga provém mesmo da cuva do cilindro, mais vale trocar o cilindro completo, tudo depende também da idade do cilindro.
Para encontrar un cilindro compatível tem de ir ver un fornecedor de acessórios de canalização para ver o que ele aconselha com as mesmas medidas.
Ola shr. Marco, obrigado pela sua participação.
Para não estar sempre a repetir os mesmos textos, convido-o lêr novamente a página, as respostas que você procura está nos primeiros parágrafos da página.
Como pode ler, nós recomendamos um vaso de capacidade útil de 3% do volume (já inclui margem de erro ou de sobreaquecimento) se a Calefi préconisa vasos mais importantes, tem que fazer a pergunta a eles.
Instalação, rentável ou não? Tudo depende de quanto custa a sua agua! Instala e manutentiona você mesmo? Ou tem de chamar alguém para o fazer.
Nós aqui dizemos as possibilidades existentes, depois pertence a cada um de decidir o que fazer, em conhecimento de causa.
Boa tarde. Em primeiro lugar, excelente site. Parabéns.
Agora as minhas duvidas:
1) posso ter, de forma segura e sem estar propicio a problemas futuros, um termoacumulador sem vaso de expansão? Neste caso o que acontece é que quando àgua aquece, a válvula de segurança é accionada e o excesso de àgua, devido à dilatação por aquecimento, é desperdiçada, indo directa para o esgoto. Se eu tivesse um vaso de expansão, essa água não seria desperdiçada, pois em vez de ir para o esgoto iria para o vaso de expansão (e mais tarde, depois de baixar a pressão iria para o termoacumulador). É correcto o meu raciocinio?
2) li no site de uma das mais conceituadas marcas (Callefi) que deve-se ter um redutor de pressão à entrada configurado para 3 bar e que a válvula de segurança deve ser configurada para actuar a 3.5 bar (apenas mais meio bar que o valor do redutor de pressão). Isto parece-lhe correcto? Se os termoacumuladores nos manuais dizem que aguentam até 8 bar de pressão, no meu entender a válvula de segurança deveria ser configurada para um valor ligeiramente abaixo disto; por exemplo para actuarem apenas aos 7 bar. Estou errado?
3) também no site da Caleffi li que para cada 100 litros de termoacumulador deve-se ter 8 litros de vaso de expansão. Parece-lhe uma estimativa correcta?
4) vale mesmo a pena ter um vaso de expansão? O desperdicio de água será assim tão significativo que justifique adicionar complexidade ao sistema e meter mais um aparelho que requer manutenção periódica, que pode avariar e que ocupa espaço? Não será suficiente termos apenas a válvula de segurança (e também o limitador de pressão à entrada do termoacumulador ou à saída do contador)?
Obrigado!
Ola, tenho um termo acumulador de 100l com pouco mais de 2 anos.
Ultimamente a agua quente sai castanha.
O que me aconselha a fazer?
Peço assistência, ou não vale a pena!
O anodo existente dentro da cuva esta totalmente desgasto tem de ser desmontado para verificar et cambiar.
https://youtu.be/9LIMZ6ixK6E
Segunda possibilidade: A cuva do seu termo-acumulador esta a perder o esmalte, se tal for o caso isso é o fruto da qualidade da sua agua ser muito agressiva.
O esmalte rompeu-se a agora a agua esta en contacto directo com o ferro da cuva, este que esta a enferrujar.
Primeiramente verifique o anodo se elle estiver em bon estado verifique o estado da cuva do cilindro.
Boa tarde.
Gostava de ter alguma ajuda aqui para o problema duplo que tenho com o meu cilindro, da Mecalia, modelo DPAV/IM, que verte água, ainda que apenas umas pingas por dia, e pára de aquecer sem mais nem menos. Tenho o cilindro há dois anos, durante os quais ele nunca foi objecto de qualquer medida de manutenção, e o dono da casa (sou inquilino) trouxe-o para cá já usado.
O manual do aparelho é omisso quanto a problemas de funcionamento e na Net não encontro nenhuma referência a estes problemas.
Qualquer ajuda será muitíssimo apreciada.
Obrigado!
José António
Bom ano de 2019!
Ola snhr. Antonio José.
Bom ano de 2019 igualmente.
Se o seu termo-acumulador vaza agua sem ser pela válvula de segurança, é sinal que a cuva està furada.
Se o termo-acumulador tiver cuva em aço inoxidável, pode talvez ser reparada, se for em aço esmaltado ou zinco terá mesmo de ser trocado.
O facto que o seu termo-acumulador para de funcionar é o seguinte: a fuga de agua investe as partes eléctricas qui impedem o termo-acumulador de funcionar.
Boa tarde gostaria que me tirasse uma dúvida
Tenho um termoacumulador Ariston mod.vls evo100 , A válvula de segurança está constantemente a deitar água será pressão a mais, ja fechei a torneira da água para metade e mesmo assim continua a deitar. O que poderá ser?
Obrigado
Pressao excessiva.
O facto de fechar a torneira até ao meio não baixa a pressão, baixa somente o caudal.
Tenho um termoacumulador eléctrico e hoje começou a sair água pela tampa em baixo da parte eléctrica…o que fazer? já desliguei o disjuntor e fechei a torneira de entrada de agua fria. por favor ajudar …gostaria de enviar uma foto mas não sei como
Ola Zita.
Infelizmente, não tem grandes soluções.
Tera mesmo que trocar un seu termo-acumulador, pois a cuva rompeu-se e vaza agua.
Boa tarde,
Comprei um termoacumulador Ariston velis Evo 100l
Agora vou montá-lo e o vosso site ajudou-me a tirar algumas dúvidas, e até não sabia a importância da válvula de segurança instalada na entrada da água fria do termo, agora percebo que a sua função é para que o deposito não criar muita pressão devido ao aquecimento da água ou seja é um escape estou certo?
A minha outra dúvida é se devo montar um redutor de pressão porque já aqui ouvi falar em 3.5 bares no manual do termo Ariston velis Evo 100l fala que está preparado para trabalhar a 8 bares?
Também já tenho uma válvula termostática na saída de água quente?
Acho que estas 3 peças são as necessárias para o seu bom funcionamento ou será preciso mais alguma?
Também não sei se será necessário instalar um válvula de anti retorno uma vez que já tenho a válvula de segurança?
Holà sr.Cabral.
Não é necessário mais nada, mais por conseguinte aconselhamos imperativamente a utilização do redutor de pressão mesmo antes do grupo de segurança. Como se pode ver na image mais acima.
Também lhe devo dizer que não é necessário anti-retorno vis que o grupo já tem essa função integrada.
Olá Sr Dani
Obrigado pelos seus conselhos, precisava de alguém com experiência na área afim de tirar as minhas incertezas uma vez que nunca tinha montado nenhum termoacumador, o site foi muito importante para melhor esclarecimento e compreensão da montagem com as várias intervenções do Sr Dani, vale mesmo a pena perder tempo para quem gosta desta área com um bom profissional só nos enriquece.
Obrigado Sr Dani pelo seu tempo despendido
Cumprimentos
Sr Dani
Só tenho mais uma duvida tentei retirar a tampa de baixo para confirmar as ligações eléctricas, retirei dois parafusos mas não consigo retirar a tampa, existe algum segredo?
Sim existe, é preciso correr a tampa para um dos lados, mas não conhecendo respectivement o seu modelo não posso ajudar mais.
Boa tarde,
Comprei um Ariston velis Evo 100l e vou montá-lo por isso estou a consultar esta página e pelo que me apercebi é preciso ter cuidado porque se não montar a válvula de segurança à entrada de água fria do termoacumulador este poderá transformar-se numa bomba devido à pressão originária do aquecimento da água, estou certo?
No manual refere pressão de 8 bares, aqui também já falaram em instalar um redutor de pressão para 3.5 bares, aconselha-me a fazer o quê.
Também já tenho a misturadora para instalar à saida do termoacumulador, será preciso instalar mais alguma coisa para o termo funcionar corretamente?
Posso ter o recuperador aceso e o termo acumulador ligado a corrente?
Quer dizer que o seu recuperador também faz agua quente.
Se tal for o caso, a resposta depende da maneira como o recuperador esta ligado.
Se estiver ligado directamente sem nenhuma condição, mais vale desligar o cilindro da corrente eléctrica.
Veja so.
imagine que os dois estão ligados, a circulação do recuperador começa a partir duns 40°C, nesse caso vai ser a agua quente que esta dentro du cilindro que vai dar as calorias (vai ser arrefecida) a agua do recuperador.
O discurso seria longo, por isso mais vale dizer para desligar o cilindro e fazer essa pergunta ao seu instalador.
Boa Tarde
Estou com problema num termoacumulador Ariston velis Evo 100l.
É o seguinte vieram cá instalar o termoacumulador e após estar a aquecer começou a pingar da válvula de segurança, vieram cá e substituíram a válvula de segurança e pensei que resolvia (mas não) continuou com o mesmo desperdício de agua, voltaram cá vir e disseram que tinha muita pressão de agua na canalização (aconselharam a colocar torneira de redução de pressão junto ao contador) pós de colocar o redutor (ficou nos 3 bar) pensei que resolvia a situação (mas não) continua com o mesmo desperdício de água (espero nova visita do técnico) . Agora verifico que no manómetro a pressão de retorno (do lado do termoacumulador) aumenta bastante quando a agua está a aquecer atingindo perto dos 9 bar e aí a válvula de segurança abre … Será que o termoacumulador tem algum problema!? Ando cansado com esta situação toda… Não sei que mais fazer…
Obrigado
Esse desperdício é normal, a única solução é de instalar un vaso de expansão.
A agua quando aquece dilata-se, o cilindro não é elástico por isso esse acréscimo de volume tem de ir para algum lado senão o cilindro rebenta.
Boa noite Dani,
antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns por esta página.
A razão que me leva a escrever é a seguinte:
Depois de muito pesquisar, optei por comprar um termoacumulador da marca “videira de 120L” (que julguei que fosse a melhor solução).
O que se passa é que sempre que o termoacumulador enche e aquece a água, há um grande desperdício de água.
Já liguei para a indaqua onde me disseram que a pressão da água nesta zona não era alta, inclusive era inferior relativamente à vizinhança.
Já cá veio o técnico (da videira) e mudou a válvula de segurança, mas o problema continua igual. Voltei a ligar para a assistência (videira) e o que me disseram foi que teria que colocar um vaso de expansão.
A verdade é que fiquei indignado. Primeiro porque aqui no prédio os vizinhos que tem termoacumulador nenhum deles tem vaso de expansão e tem termoacumuladores de marcas inferiores ao meu. (Pelo menos era o que eu achava quando me andei a informar sobre qual comprar). Segundo, se a pressão não é alta, para que colocar o vaso?! Aliás! Nem tenho espaço para o colocar.
Será que há alguma solução?
Será que o termoacumulador está com defeito?
O que acha que devo fazer?
Cumprimentos e obrigado
João
OLA grato pelo elogio e boas festas de fin de ano.
Temos de saber que o desperdicio do termoacumulador é de ordem de 3% por ciclo de aquecimento.
Se a temperatura de serviço do termo acumulador for muito elevada, maior é o desperdicio.
Eucomeçaria por medir a pressao da instalação se for superior a 3 kilos un redutor é indispensavél. Atençao. Durante a noite a pressao é mais elevada que durante o dia.
Obrigado pela brevidade da resposta.
A temperatura do termoacumulador está na posição “E” (económico). Já coloquei mais baixo (3,5), mas nesta altura do ano a água não é suficientemente quente.
Vou tentar saber ao certo qual a pressão.
Cumprimentos e bom ano
Boas, não consigo por o esquentador a funcionar se puser uma válvula de circulação a saída do deposito?
Obrigado
A unica solução e dar pressao a agua.
tambem tem a possibilidade de instalar uma valvula anti-retorno na saido du seu acumulador et logo a seguir un surpressor.
Isso vai ter o effeito de ter une termo-acumulador sem pressao e uma instalação com presão após o cilíndro.
De todas as maneiras será sempre uma solucão bricolada.
Olá, tenho um deposito de aqs no telhado sem pressão e com torneira misturadora termostatica na saída, preciso de pressão para a agua quente para poder usar o esquentador quando a temperatura da água não é suficiente, só tenho pressão na agua fria.
Qual a melhor opção para puder ter a termostatica a funcionar bem e pressão para o esquentador?
Muito agradecido
Ola. a unica opção disponivél é fazer as modificações necessarias afin de transformar a agua quante sem pressão em instalação sob pressao.
tenho um Fagor de 50l, agora está sempre a disparar e tenho de ir carregar no botão vermelho para voltar a trabalhar. Que poderá ser
Proceder a uma limpeza interna é a única solução, ou então o termostato esta avariado.
Boa Tarde
Desculpe a minha ignorância:
Destratar é o quê? É que tenho um termoacumulador e acontece-me regularmente a mesma situação (estar sempre a disparar)
Agradeço desde já
Ola senhor Jorge Antunes, obrigado pela sua participação.
A ignorancia é toda minha pois não conhêço o termo exato a utilizar.
Penso que destartrar ou desentartrar será a palavra mais exata, no entanto passo a explicar do que se trata.
Nos termo-acumuladores do comercio “ou na maioria” existe uma tampa de acesso a cuva do cilindro que permitre de tirar todo o tartaro que se forma no interior do cilindro devidamente ao aquecimento da agua…
Destartrar ou desentartrar consiste en fazer essa limpeza , que se acumula o volta de resistência impedindo o bon funcionamento dos componentes eletricos assim como a boa dissipação do aquecimento fornecido pela resistência.
Espero ter ajudado com o meu Português lamentavél…
Sempre as ordens
Boa Tarde
Muito obrigado pelo esclarecimento, tenho de contactar alguém para ver o que se passa, é muito chato ter de estar constantemente a “armar” o termostato pelo menos agora no Inverno, já que no Verão não necessito porque o termoacumulador serve-se dos painéis solares
Tenho uma válvula redutora de pressão no termo-acumulador com o mecanismo de regulação dos bares virado para baixo. Está bem colocado? Obrigado
Oi.
Bem que geralmente as válvulas redutoras se posicionem com os mecanismos virados para cima “aquando pousados num tubo horizontal”, o facto de orientar o mecanismo noutras posições não impede o redutor de funcionar corretamente.
Boa tarde
Se me permite, gostaria de colocar a seguinte questão:
– porque é que a válvula de segurança é sempre instalada no lado da entrada de água, e não na saída?
Cps.
Paulino
Porque a válvula de segurança tem outras funcionalidades,
Esperando ter respondido a sua interrogação.
Instalei um termoacumulador mas tenho pouca pressão na água quente o que poderá ser? Obrigada
Ola Raquel.
O facto que a pressão de agua quente seja inferior é normal na maior parte das instalações, visto que as válvulas de segurança apresentam uma perca de carga na maioria dos casos.
Se a diferença for mesmo importante, é que um componente apresenta um defeito e para encontrar o problema é indispensável visitar.
TENHO UM CILINDRO DOMÉSTICO INTERIOR INOX INOXIDAVEL DE 80L DE CAPACIDADE.
EXISTE POR BAIXO DO CILINDRO UM PEQUENO TUBO BRANCO EM L QUE VERTE AGUA.
O QUE DEVO FAZER ?
Ola
Lamento, mas apesar de ter a melhor boa vontade do mundo não posso ajudar sem vêr, pelo menos uma imagem é indispensável.
Ola quem tata dos termoaculador? Canalizador ou eletricista?
Canalizador.
O canalizador também faz as ligações eléctricas dos aparelhos da canalização e aquecimento.
Na valvula segurança se rodar aquela peça vermelha é normal que saia agua pelo sifão?
Se rodar aquela peça vermelha para o lado esquerdo, é normal que sai agua.
O facto que a agua esborde do sifão quer dizer que o caudal de saída é muito importante.
Feche a entrada de agua no seu acumulador depois abra ligeiramente essa peça até sair a pressão.
Logo que a agua sair sem pressão rode completamente o botão vermelho até ouvir um Clack.
Video aqui: https://youtu.be/SosptJWZ4KM
Faça essa manobra uma vez por mês
essas válvulas de segurança, eu nunca vi isto aqui use-se mais aquelas que se parecem com as do aquecimento.
Boas, antes de mais muitos parabéns pelo seu trabalho.
Estive fora uns dias e decidi desligar o termoacumulador. Quando voltei, liguei novamente para ter a água quente, quando atingiu os 40 graus reparei num barulho alto vindo de lá dentro como se estivesse a ferver. Reparei que o tubo da válvula de segurança que está ligado diretamente ao esgoto, estava a largar água quente. Assim que a temperatura baixou para os 30 graus, o barulho parou. Acho estranho porque nunca tinha ouvido tal barulho. Não estou a perceber o que se passa.
Obrigado