Diferença entre água agressiva e água dura
Não podemos confundir água agressiva e água dura, que são qualidades diferentes.
- Agua dura é muito rica em Cálcio e Magnésio e provoca a formação de tártaro, particularmente nas resistências dos cilindros, maquinas de lavar e nos permutadores das caldeiras.
- Agua agressiva é muito rica em Cloro, Nitrato e Sulfato e provoca a corrosão dos metais mesmo os mais nobres, em contrapartida não provoca formação de tártaro.
Os técnicos das companhias tentam tratar a agua de forma a que ela responda a um justo equilíbrio entre as duas características, em certos casos é mesmo necessário utilizar tratamentos adequados, sabendo que a agua pode ter varias características diferentes:
- Demasiado macia, Não provoca formação de tártaro mas é corrosiva.
- Demasiado dura, Provoca elevada formação de tártaro mas não é corrosiva.
A agua que usamos em nossa casa, contém vários componentes aqui vamos reter aqueles que nos interessam para demonstrar os efeitos das duas qualidades de agua nos ânodos que encontramos dentro dos termo-acumuladores.
A dureza da Agua
Diz-se agua dura, uma agua que contém um grau de cálcio e de magnésio elevado, quanto maior for ou seu grau de dureza mais a agua é dura e boa para a protecção dos metais. Em contrapartida é mais sensível a formação de tártaro.
Considera-se que a partir de 20 °dH (Medida alemã) o tratamento anti-calcário é indispensável..
Como podemos ver aqui neste termo-acumulador, os componentes dele estão cheios de tártaro, mas praticamente intactos, pois neste caso a agua não é agressiva mas apresenta caracteristicas de ser sensivelmente dura.
Agua macia
- A agressividade da agua é causada pelo : Cloro, nitrato e pelo sulfato, estes três componentes são os principais factores corrosivos.
- Considera-se que a agua com menos de 6 °dH (Medida alemã) é agressiva e o seu tratamento contra a corrosão é aconselhado...
- Mais informações sobre a dureza da agua nesta pagina do wikipédia.
Aqui podemos ver o ânodo de um termo-acumulador alimentado com agua corrosiva, não há sinais de tártaro mais o ânodo esta completamente desgasto ao fim de três anos.
Como podemos observar, mesmo a bareta que constitui o anodo esta praticamente desgasta pela oxidação
Conclusão.
Como podemos ver, nos dois casos a agua deveria ser tratada, contra o tártaro no primeiro caso e contra a corrosão no segundo caso.
Mais particularmente, no segundo caso a agua deveria ser tratada contra a acidez, é desaconselhado utilizar cilindros com cuvas en aço. Aqueles cilindros dos armazéns de bricolage.