Tubos en inox bicones, press et roscar
Tubos inox bicones: Este tipo de tubos é especialmente utilizado em instalações por fora dos muros, instalações aparentes.
Simplesmente este material é bastante feio pois os acessórios são de tamanho bastante importante e contrariamente ao cobre este material não aceita as dobras nem pequenas nem grandes por causa do risco de se fender sobre o cumprimento.
Este tipo de tubos poder ser utilizados na maior parte das instalações, que seja de água quente e fria ou também sobre instalações de aquecimento.
Tubos em inox a prensar: Como já disse mais acima, este tipo de conexões é mais reservado a grandes instalações colectivas, a maquinaria necessária à instalação de tal material é mais reservada as empresas devido ao seu custo.
Apesar de mais também é uma instalação que não deve ser metida dentro dos muros, os acessórios devem ficar acessíveis, por exemplo: dentro de um tecto falso, os acessórios também não são estéticos.
Os tubos inox a roscar: Estou um pouco duvidoso sobre o termo utilizado para este género de material aqui vão então algumas explicações sobre estas duvidas.
- O inox é um metal bastante nobre por isso é de custo elevado.
- A parede do tubo tem de fazer pelo menos 3,5 mm para poder suportar as roscas.
- Com esta espessura de parede, o tubo seria muito pesado.
- A quantidade de inox necessária à fabricação destes tubos seria enorme, por esta razão o custo dos tubos seria multiplicada.
- Todo um conjunto de coisas, faz com que o consumidor se ponha um certo numero de questões sobre este material.
Mas este tipo de tubos é realmente em inox ou será somente uma matéria em aço revestido por uma mini-camada de tipo metalização sofisticada, de tipo aço galvanizado como existe em certos países para as instalações colectivas dos prédios.
A maior parte do material que encontra no mercado é de qualidade duvidosa e a maioria dos consumidores, acabam por comprar gato por lebre, com base em opiniões que o material é muito bom. Atenção, não se deixe enrolar.
Fiabilidade
Penso somente que a resistência à pressão não deve ser muito importante, mas não tenho a certeza, por isso esta informação deve ser confirmada, se alguém conhecer a pressão máxima de serviço gostaria que me transmitisse para que eu possa notar aqui.
Na velha casa de meu pai existia uma lareira com uma serpentina em inox, assim como a totalidade das ligações, e que eu me lembre em 20 anos que la vivi nunca houve nenhum problema.
Mas por outro lado tenho algumas duvidas na utilização destes tubos em instalações com pressão, pois a fabricação deste material é um pouco duvidosa.
A chapa inox é passada num molde afim de ganhar a forma de tubo e um ponto de soldadura, com uma tecnologia que desconheço, é dada a todo o longo do tubo, o que a meu ver o fragiliza sobre todo o comprimento, penso que em caso que a agua viesse a congelar dentro do tubo ele seria capaz de se romper na totalidade do comprimento.
Isto é somente a minha impressão mas como não tenho experiência suficiente, neste aspeto, reservo-me o direito de modificar esta pagina a todo o momento, assim a experiência dos profissionais deste sector seria uma grande coisa afim de informar os nossos leitores.