O que devemos saber sobre os tubos polietileno

Ao longo desta pagina vamos esclarecer a dúvida sobre os tubos (canos) polietileno, certos comerciantes andam por ai a vender gato por lebre, certamente alguns dentre eles nem sabem aquilo que vendem, ou então preferem jogar a ignorância.

Para quem não sabe: existem pelo menos dois tipos de tubos polietileno reservados as canalizações de agua.

Os tubos polietileno Baixa densidade.

  • Este tipo de tubos é reservado as canalizações de regas geralmente de baixa pressão (inferior a 4kilos), este tipo de tubo é mais macio que o seu primeiro concorrente.
  • Nunca deve ser utilizado para canalizar agua potável pois não preserva o gosto da agua põem gosto na agua.
  • Reconhece-se ao seu corpo completamente preto.

Os tubos polietileno Alta densidade.

  • Os tubos Polietileno alta densidade são de custo mais elevado que os primeiros, mais ou menos o dobro do preço.
  • Reconhecem-se ao seu corpo com uma lista azul.
  • Podem ser utilizados em todo o tipo de instalações é particularmente utilizado nas canalizações de agua potável preserva o gosto da agua.
  • Existem também tubos com lista amarela reservados as canalizações de gás.
  • Assim como tubos com lista verde que são idênticos aos de lista azul a listagem serve somente a poder diferenciar diferentes canalizações, come rega automática com alta pressão.
  • Resistem a diversas pressões: 4, 6, 8, 10 ou mais bares (quilos)  de pressão, evidentemente, maior é a resistência e mais elevado é o custo.
  • Nos diâmetros importantes, existe também em barras.
Tubos Polietileno

Por experiência pessoal posso afirmar que certos vendedores desconhecem esse inconveniente dos tubos PEBD outros dizem que depois de algum tempo o gosto desaparece logo que a agua pousar uma mini-camada de lodo ao interior dos tubos.

Agora já não tem razão para se deixar enrolar, compre em conhecimento de causa.

9 comentários em “O que devemos saber sobre os tubos polietileno”

  1. Olá, bom dia. Tenho uma chácara com mina d´água. Posso utilizar essas mangueiras de polietileno (preta) para transportar água para consumo humano?

    Responder
    • OI Maria Livrini, tudo bom? espero que sim! nós estamos baseados em Portugal, pessoalmente não conheço o material no Brasil.
      Mas acho que não deve ser muito diferente do nosso, para consumo humano ou para utilizar com pressão sueprior a 3 kilos, mais vale utilizar canos com lista azul, os canos sem lista são destinados as instalações de rega ou instalações de agua corrente.
      Cumprimentos

      Responder
  2. Basta descobri-los,e com um pequeno toque com uma peça de metal por exemplo num e noutro tubo, os toques são diferentes .«o que tem água o som é massudo,o que não tem ,é
    um som ôco sem nada lá dentro.

    Responder
  3. No meu campo passam tres tubos plastico baixa pressao; dois secos e um com água. quero abri o que tem agua para nele conectar outro porém não sei como descobrir qual é o que tem agua uma vez que são todos iguais. Conhece algum truque para tal? Obrigado.

    Responder
    • Descubra-os e espere umas horas, o tubo que transporta a agua se estiver molhado vai demorar mais tempo a secar.
      Acaba mesmo pour criar condensação contrariamente aos tubos vazios.
      Assim como bater com o cabo de chave de fendas ajuda também a destinguir pois o som é diferente, no tubo cheio e nos tubos vazios..

      Responder
  4. Boa tarde,
    Tenho uma vivenda e a conduta que liga o contador de agua à casa tem cerca de 80 metros e é de polietileno de alta densidade (lista azul).
    Está instalado enterrado há cerca de 4 anos mas recentemente teve duas fugas no espaço de um mês. Quando foi reparado as roturas não eram visiveis mas com o mesmo em carga deitava agua que se fartava. As facturas no fim do mês, foram astronómicas.
    Deixei de ter confiança naquele material e estou a pensar substitui-lo por outro. Estão a aconselhar-me o tubo multicamada, PPR, ou PEX.
    Qual será o mais adequado?
    Obrigado pela atenção.
    APFernandes

    Responder
    • Ola Sr. Fernandes.

      Na verdade o tipo de tubos mais adaptados é o polietileno, mas de alta pressão existe uma serie de polietileno que resiste a 10 ou 12 kilos de pressão e é esse que deveria ser utilizado.

      Penso que ne seu caso utilizaram tubos de 8 kilos e em certas ocasiões a agua da companhia deve bem atingir essa pressão.

      No que diz respeito aos outros tipos de tubos, nem o PEX, nem o MULTICAMADAS não são recomendados nesse tipo de casos a menos de utilizar uma camisa de tamanho importante para poder passar o tubo dentre dessa camisa.

      A respeito do PPR, talvez ele resista, mais precisara ser soldado debaixo do chão o que pousa também um problema de fiabilidade, eu não tenho experiência suficiente com esse material para me pronunciar.

      Responder
    • DEVERIA TER SIDO ENTERRADO COM AREIA DO RIO EM VOLTA AQUI EM PORTUGAL EM A MANIA DE ABRIR AS VALALAS DEPOIS ENTULHAR COM A MESMA TERRA NAO SE DEVE FAZER POIS EXISTEM PEQUENAS PEDRAS NOA TERRA DA VALA QUE VAI PROJUDICAR O TUBO E AO FIM DE ALGUM TEMPO VAI ROMPER O TUBO DERIVADO A DILATAÇAO E ENCOLHA DE ESSE MESMO TUBO JÁ ME ACONTECEO A MESMA CITUAÇAO E RESOLVI ABRINDO A TRINCHEIRA E ENVOLVER O TUBO COM AREIA DO RIO NO FIM DE TER CIDO REPARADO AGORA JÁ TEM 12 ANOS E NUNCA MAIS ACONTEÇEU O MESMO PROBLEMA

      Responder

Deixe um comentário