Aquecimento pelo chão radiante
Sistema antigo sem isolação
O chão radiante não é mais que uma rede de tubagens, instaladas por baixo do soalho da habitação.
Ligado ao sistema de aquecimento central da habitação, o piso radiante permite a distribuição da temperatura, de modo uniforme e controlada individualmente, divisão a divisão, através dos termostatos.
Existe também um sistema que permite de realizar um chão radiante sem o recobrir com cimento ou outro tipo de massa. Veja aqui…
O sistema de piso radiante pode ser instalado em qualquer tipo de infraestrutura, de preferência em fase de construção ou remodelação, pois irá ser colocado debaixo do soalho e coberto por cimento.
Os sistemas mais novos com isolação por baixo
O piso radiante requer uma altura de cerca de 6 a 8 centímetros. Por cima da placa de cimento deverá ser colocado isolamento junto às paredes (isolamento periférico). Na parte superior colocam-se as tubagens, que serão depois recobertas por cimento ou um produto adequado liquido e autoalisante o que lhe permite de melhor englobar os tubos e alisa-se sozinho.
As vantagens
- Como está debaixo do soalho, não ocupa espaço.
- Este sistema de aquecimento é praticamente invisível.
- Por estar coberto, não ressaca o ar nem queima poeiras.
- Amigo do ambiente, pois não gera fumos, não liberta gases, não provoca odores nem ruídos.
- Temperatura uniforme, como está distribuído pelo chão, a temperatura é igual em toda a divisão.
- Possibilidade de controlar a temperatura divisão a divisão, através de termostatos individuais.
- É o sistema que melhor serve as necessidades dos espaços públicos, como bibliotecas, museus, escolas e igrejas, pois pode-se estabelecer um programa de conforto para os dias e horas de funcionamento.
- Não há qualquer elemento que esteja à disposição dos utentes.
- Não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.
O piso radiante é já considerado pela maioria dos técnicos como solução ideal para o aquecimento de qualquer empreendimento. Seja uma vivenda, apartamentos, lojas, escolas, lares de idosos ou outro equipamento, continua a configurar-se como a melhor solução.
Com o aquecimento por piso radiante pode contar com todo o espaço e toda a liberdade. O piso radiante é saudável, uma vez que não resseca o ar/oxigénio e não carboniza poeiras. O piso radiante apresenta-se como o sistema de aquecimento mais confortável, económico, saudável, ecológico, funcional e seguro.
Alimentar um circuito de piso radiante com a instalação tradicional de radiadores
Aquele tipo de aquecimento pelo chão sem isolação não existe pelo menos eu nunca vi nem ouvi falar nisto, será mesmo que ainda existe aqui em SãoPaulo