Aquecimento pelo chão radiante

Sistema antigo sem isolação

chao-radiante-antigoO chão radiante não é mais que uma rede de tubagens, instaladas por baixo do soalho da habitação.

Ligado ao sistema de aquecimento central da habitação, o piso radiante permite a distribuição da temperatura, de modo uniforme e controlada individualmente, divisão a divisão, através dos termostatos.

Existe também um sistema que permite de realizar um chão radiante sem o recobrir com cimento ou outro tipo de massa.   Veja aqui…

O sistema de piso radiante pode ser instalado em qualquer tipo de infraestrutura, de preferência em fase de construção ou remodelação, pois irá ser colocado debaixo do soalho e coberto por cimento.

Os sistemas mais novos com isolação por baixo

tubos_piso radianteO piso radiante requer uma altura de cerca de 6 a 8 centímetros. Por cima da placa de cimento deverá ser colocado isolamento junto às paredes (isolamento periférico). Na parte superior colocam-se as tubagens, que serão depois recobertas por cimento ou um produto adequado liquido e autoalisante o que lhe permite de melhor englobar os tubos e alisa-se sozinho.

As vantagens

  • Como está debaixo do soalho, não ocupa espaço.
  • Este sistema de aquecimento é praticamente invisível.
  • Por estar coberto, não ressaca o ar nem queima poeiras.
  • Amigo do ambiente, pois não gera fumos, não liberta gases, não provoca odores nem ruídos.
  • Temperatura uniforme, como está distribuído pelo chão, a temperatura é igual em toda a divisão.
  • Possibilidade de controlar a temperatura divisão a divisão, através de termostatos individuais.
  • É o sistema que melhor serve as necessidades dos espaços públicos, como bibliotecas, museus, escolas e igrejas, pois pode-se estabelecer um programa de conforto para os dias e horas de funcionamento.
  • Não há qualquer elemento que esteja à disposição dos utentes.
  • Não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.

O piso radiante é já considerado pela maioria dos técnicos como solução ideal para o aquecimento de qualquer empreendimento. Seja uma vivenda, apartamentos, lojas, escolas, lares de idosos ou outro equipamento, continua a configurar-se como a melhor solução.

Com o aquecimento por piso radiante pode contar com todo o espaço e toda a liberdade. O piso radiante é saudável, uma vez que não resseca o ar/oxigénio e não carboniza poeiras. O piso radiante apresenta-se como o sistema de aquecimento mais confortável, económico, saudável, ecológico, funcional e seguro.

Alimentar um circuito de piso radiante com a instalação tradicional de radiadores

Veja nesta pagina como se pode desde já realizar pisos radiantes sem utilizar massa de qualquer tipo.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.