As ligações de um recuperador

termostato no recuperador

Muitos utilizadores de recuperadores de calor já conheceram o problema dos termostatos queimados devidamente por estar instalados diretamente no recuperador.

Como nós sabemos a temperatura por cima do recuperador (ou seja, dentro da divisão du recuperador) pode atingir uma temperatura elevada, o que provoca a deformação das matérias plásticas.

Eu fui testemunha de um termostato quase queimado, somente durante os testes de bom funcionamento, imagine agora esse termostato pousado diretamente no recuperador, depois de estar tudo fechado.

O melhor é utilizar um termostato ao exterior da caixa que esconde o recuperador, basta utilizar um termostato com capilar de grande comprimento (termostato com bulbo deportado), aqui neste caso usamos mesmo um termostato duplo ou seja com duas condições.

Podemos observar na imagem seguinte que a sonda do termostato é suficientemente comprida para poder pousar a caixa no exterior ao abrigo do calor. Assim como toda a ligação elétrica, que permite o funcionamento otimal do recuperador esta instalada por detrás do muro das traseiras.

A única regulação presente por cima do recuperador é valvula de regulação de combustão que não necessita intervenção humana ao curso do ano por a razão descrita mais abaixo.

ligação recuperador
parte superior du recuperador

Neste caso aqui já existe uma regulação que permite regular a temperatura da agua que sai para os radiadores, por essa razão não é necessário mexer na segurança térmica que esta regulada a 80C° para evitar a formação de condensação no recuperador.

ligações

Em consequência foi adicionada uma mini-reguladora que impede que a agua entre muito fria no recuperador para evitar a condensação e a formação de alcatrão.

Aqui nas imagens estava-mos em fase de teste, que foi concluído com sucesso, o sistema primário permite de regular a temperatura consoante as necessidades de temperatura exterior.

A mini-reguladora permite de inverter o fluxo de maneira a que a agua nunca entre no recuperador a menos de 55C° para evitar a  sujidade do recuperador e da sua conduta de fumos.

Neste caso aqui encontramos este tipo de montagem, gerido pela válvula três vias (misturadora), mas uma simples válvula anti-condensação faria o mesmo efeito mas quando as pessoas são mal aconselhadas até compram coisas desnecessárias.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *