Tubos em PEX
Em Portugal o tubo pex tem vários acrónimos, certos chamam pex mono-camada ao pex normal, e pex multi-camadas ao tubo propriamente dito multi-camadas.
Os tubos Pex possuem grande flexibilidade e durabilidade, não sendo afetados por aditivos derivados do cimento ou substâncias corrosivas contidas na água. Com alto desempenho hidráulico são fornecidos nos diâmetros seguintes 12, 16, 20, 25 e 32 mm.
>Os diâmetros de 16 mm e 20 mm são fornecidos em bobinas de 100 metros e os diâmetros de 25 e 32 mm fornecidos em bobinas de 50 metros. A pressão máxima é variável seguinte a marca e a temperatura utilizada.
Temperaturas máximas e pressão de serviço segundo a temperatura.
Atenção,quanto mais elevada for a temperatura, mais baixa tem de ser a pressão.
Como pode verificar nestes quadros, existem diferentes classes de tubos, quanto mais sofisticada é a classe, e de melhor qualidade são os tubos.
Por exemplo: um tubo de classe 16 aguenta com 10kilos de pressão a uma temperatura de 60C° quando que um tubo de classe 24 aguenta com uma pressão de 16kilos à mesma temperatura de 60C°.
Como instalar?
Este tipo de tubos deve ser instalado com linhas individuais para cada aparelho sanitário, todas a linhas serão em seguida ligadas numa caixa central, com ou sem torneiras de corte individual. Como ilustrado aqui ao lado:
Aqui do lado direito se encontra a caixa com vista de mais perto, sabendo que este tipo de acessórios não permite de desmontar a instalação o que eu desaconselho fortemente.
Acessórios
Existem vários tipos de acessórios como, exactamente o mesmo sistema que para os tubos multi-camadas:
- A utilizar com um alicate ou maquina de alta pressão comprimindo uma aliança a volta do tubo.
- A utilizar com um outro alicate de escorregamento, que corre uma aliança, que comprime o tubo, como se pode ver na imagem mais acima e o detalhe aqui do lado direiro.
- A compressão a enroscar, uma porca enrosca no acessório e comprima uma aliança fendida que comprima o tubo, do lado direito a aliança azul.
É difícil explicar em três linhas como funcionam estes sistemas, uma coisa é certa, se o leitor for mais ou menos bricoleiro pode realizar ele mesmo a sua própria instalação.
Sim, é possível passar os seus tubos de distribuição em PPR nos tetos falsos fixando-os corretamente com abraçadeiras.
Para limpar os radiadores por dentro, agua com injeção de ar é a melhor solução, senão pode lava-los com lavadora de alta pressão enviando o jato de agua para o interior.
Boa tarde. Tenho uma casa para restaurar em que vou aproveitar não fazer roços uma vez que vou por teto falso e casas de banho e cozinha com muros em pladur. a minha questão é a seguinte: Posso fixar o tubo ppr em braçadeiras? ou o que me aconselha. A casa em si tem aquecimento a lenha ,recuperador de calor ,mas tanto os tubos como os radiadores já tem 50 anos, mas esta a funcionar ,mas quero fazer nova instalação. mas em ppr exterior. Ou que vocês me aconselham .a ultima questão é ,qual a técnica para limpar radiadores. uma vez que os quero aproveitar. Obrigada
Boa tarde. Tenha instalado um sistema de aquecimento misto – Piso radiante no piso de baixo e Radiadores no piso de coma (por razors de peso sobre a laje), com recuperador de calor a lenha. Apesar de considerados de baixa temperatura, verificamos que só acima dos 60° conseguimos aquecer os Radiadores no piso superior. Gostaria de saber se é prejudicial para os tubos pex (piso radiante) manter esta temperatura de 60° constante. Obrigada
Ola dona Filipa Araújo, grato pelo seu comentário.
Deixe-me dizer-lhe que sim os tubos PEX resistem perfeitamente a temperatura constante de 60°C.
En consequência o seu piso radiante não pode de maneira alguma funcionar a essa temperatura, pois os materiais não são adequados para uma variação de temperatura tão importante.
Deve ter ai em casa am algum local onde está instalado um órgão que limita a temperatura do piso radiante.
Para informação a agua que vai ao piso radiante nunca ultrapassa os 40°C em média, deve existir uma segurança que corta a circulação se a agua ultrapassar 50°C (imagine 60°C).
Para os radiadores: sim agua tem que ser mais quente, digo mesmo que 60°C é a media. Mas muitos outros parâmetros entram em linha de calculo para regular a temperatura da agua nos radiadores.
Se o seu instalador programou o principio da circulação somente a partir de 60°, é talvez para evitar a formação daquela camada negra que aparece no interior du recuperador.
Bom dia, Agradecia informação técnica, se o tubo pex e respetivos acessórios, são os indicados, para uma instalação de aquecimento em minha casa, que tem 7 quartos, 4
WC,salinha com 15m2, salão com 90 m2, corredor de 16 metros de comprimento por dois metros e meio de largura. Tenho a funcionar um sistema solar Vulcano com depósito de 300 litros e um termoacumulador elétrico de 200 litros. Penso que na futura
instalação de aquecimento os radiadores vão trabalhar com uma temperatura entre os 20º e os 24º.Assim muito agradeço informação técnica se o material pex, aguenta estas
temperaturas. Estou numa zona no Algarve, que é muita fria nos meses de Novembro
a Fevereiro.
Obrigado
Virgílio Pereira
.
Sim os tubos de pex aguentam temperaturas constantes de 90C° podendo mesmo atingir picos de 110C°
Mas os tubos de pex não são adaptados a instalação por fora dos muros, terá que fazer rasgos no chão para poder passar os tubos.
De outro lado, com as dimensões e numero de peças que o senhor apresenta, será obrigatório um numero de radiadores muito elevado, pois os radiadores com agua a 20-24°C, não difusam calor, para poderem aquecer os radiadores tem de ter uma temperatura constante de 50°C Delta.
Para o seu caso a melhor solução seria o piso radiante, que funciona com agua a temperatura máxima de 42°C que pode ser acoplado com o solar.