Magalhães
Mensagens no Fórum
-
AutorPosts
-
27 de Fevereiro de 2017 às 13:28 em resposta a: Como resolver as saídas murais para torneira de duche #3047MagalhãesParticipant
Ola.
Eu não trabalho em Portugal, por isso não posso responder a 100% a sua pergunta.
Aqui em França utilizar-se este material ou parecido pra segurar as saídas nas placas de pladur.
Em muros cheios ou mesmo no tijolo chumba-se aquelas caixas em plástico.
MagalhãesParticipantOla André.
Por acaso eu já vi dezenas de casos semelhantes mas em outros tipos de circunstancia.
Estou convencido que o esquentador não tem nada a ver para essa zuada, normalmente o esquentador deve estar ligado com tubos a parte e não tem nada a ver com o recuperador. Eu começaria por identificar a fonte desse barulhos mas penso que ele é provocado pela válvula que descarrega a agua do recuperador ou a válvula de enchimento se forem separadas.
MagalhãesParticipantola pedro.
O seu problema pode ter diversas causas, tudo depende do tipo de tubos que foi utilizado na canalização.
- Por exemplo se os tubos forem em ferro, a falta de caudal pode ser provocada por a acumulação de ferrugem nas saídas murais.
- Se os tubos forem em pex pode existir uma dobra na linha que alimenta a casa de banho.
Em todos os casos você deveria desenroscar os flexíveis das torneiras em questão (corte a agua primeiro) para ver se estes não estão entupidos.
Se os flexíveis não estiverem entupidos, tenho receio que seja lixo acumulado na torneiras de corte a saída mural.
Attachments:
16 de Dezembro de 2013 às 21:37 em resposta a: Controlador portátil de temperatura da caldeira #2330MagalhãesParticipantOla chergui.
O controlador portatil, ou seja o tehrmostyat da ambiente deve ser instalado na péça de viver, “salão”.
Nas outras peças, visto que tem torneira termostáticas, são estas que tem de regular em função daquilo que deseja.
Saiba que a temperatura normal dos quartos é de 16-17 graus, e mais ou menos 20 no salão.
Nas casas de banho geralmente não se usa torneiras termostáticas, mesmo que a temperatura seja mais elevada que 20°C, não é problema, pelo contrario é mais favorável a boa conservação dos materiais visto que a casa de banho esta mais sujeita a humidades.
MagalhãesParticipantO seu esquentador deve ter acumulado tártaro na câmara de aquecimento, uma limpeza interior pode resolver o seu problema.
Ou então o limitador de caudal deve ter rebentado e a agua passa muito depressa, o que não da tempo para aquecer a agua.
Tente medir a agua que sai num minuto (cronometrado), se for superior a 12 litros, é o limitador de caudal fora de serviço.
MagalhãesParticipantOlá.
Para simplificar…. ponto rosa ou temperatura rosa é a temperatura a qual a a humidade contida num combustível se transforma em agua…. é mais complexo que isso mas pode ver aqui no wikipédia francês a definição mais correta, utilize um sistema de tradução online para traduzir para português.
Para evitar esse ponto de rosa (point de rosée…. em Francês) cada câmara de combustão deve ser aquecida até uma temperatura mínima (mesmo principio que os catalisadores de automóvel), por exemplo no caso de recuperadores a lenha este nunca deveria funcionar a uma temperatura inferior a 60C° assim como a agua do retorno deveria ser controlada de maneira a não entrar demasiado fria no recuperador, isso mesmo é que provoca o famoso ponte de rosa que provoca pela mesma ocasião a formação daquele negro nas paredes do recuperador.
Existem uns passadores térmicos chamados (thermovar em França) que instalados na saída da caldeira ou recuperador não permite circulação em direção dos circuitos de aquecimento se a temperatura não da câmara de combustão não estivar suficientemente elevada, esse tipo de aparelhos não existe em Portugal, pelo menos eu nunca vi em varias instalações que já visitei.
Se instalar uma cadeira a lenha de marca alemã ele esta obrigatoriamente equipada com esse sistema (aqui em França) se instalar uma cadeira francesa ou espanhola ele não tem esse tipo de proteção mas a sua duração de vida vai ser dividida por 2.
Outra coisa que falta em protugal é a regulação de temperatura que vai para os radiadores, geralmente essa temperatura é regulada pela válvula térmica instalada no recuperador, mas eu acho essa regulação pouco eficiente, na maioria dos casos essa regulação térmica nem sequer existe, uma válvula de regulação ou de mistura 4vias seria mais adaptada, assim a economia de lenha seria bem mais importante.
Como eu já disse noutra das minha mensagens, já visitei uma instalação onde os radiadores estavam tão quentes que até estalavam “imagine uma criança que se encosta ao radiador”.
Outro ponto importante é o vaso de expansão via aberta que permite que a agua ferva dentro do recuperador contrariamente a um vaso fechado, na casa do meu pai a aqui saia a ferver para cimo do telhado, desde que eu arranjei aquilo esse problema acabou.
Outro ponto importante é o enchimento automático ou seja a válvula de descarga quanto mais renovar a agua da instalação, mais oxigénio injeta (a agua é composta de hidrogénio e oxigénio) na instalação, o oxigénio provoca a corrosão e a eletrolise entre os metais, como os recuperadores são em ferro e os radiadores são em alumínio, o metal menos nobre da instalação vai-se picar muito mais rápido.
O segredo da economia de combustível esta no calculo da instalação, geralmente em Portugal utiliza-se um coeficiente de 35calorias ao metro cúbico, esse coeficiente é “no meu ver” muito baixo o que provoca aquelas faixas negras por cima dos radiadores.
Enfim existem vários pontos que se podiam melhorar mas os instaladores fazem mal, e continuam, temos de dizer que é preciso garantir trabalhos de manutenção né verdade.
25 de Janeiro de 2013 às 21:48 em resposta a: Como ligar termoacumulador de baixa pressão á rede publica #330MagalhãesParticipantOlá Isabel.
Encontra aqui neste link a peça que deve instalar na entrada de água fria do seu termoacumulador.
Visto que o seu termo-acumulador é de baixa pressão aconselho que instala também um vaso de expansão
que pode ver também no mesmo link, mas aqui vai o esquema como deve ser instalado.MagalhãesParticipantO limitador de caudal está sujo na entrada de agua fria da sua caldeira.
Como este limitador é muito difícil de acesso, não tenho a certeza que consiga.
Este limitador encontra-se dentro do tubo de alimentação mesmo na junção do tubo com a caldeira.exemplo da peça que assobia
MagalhãesParticipantInfelizmente é impossível soldar um tubo de cobre com água dentro.
Terá mesmo que o esvaziar completamente.
20 de Dezembro de 2012 às 19:38 em resposta a: Quais os melhores tubos par o meu aquecimento com recuperado #266MagalhãesParticipanté uma boa escolha mas bastante complicado a instalar.
20 de Dezembro de 2012 às 19:36 em resposta a: Radiadores de aluminio que vazam só com um ano de utilização #370MagalhãesParticipantfonseca wrote:Olá,Eu estou atualmente enfrentando grandes problemas com radiadores de alumínio que começam a vazar ao nível das soldas, um após o outro.
[/quote:3ang02af]Se fosse efeito de eletrolise os radiadores vazariam por todo lado e não na mesma solda, esta visivelmente na presença de um defeito de fabrico.
Veja la com o LM para que eles lhe cambiem todos os radiadores e espero que tenha mais sorte com os novos radiadores.
6 de Dezembro de 2012 às 17:10 em resposta a: Instalação de recuperador para aquecimento central #362MagalhãesParticipantOi
Então que dizer que a sua instalação tem problemas né!!! Você mesmo já tinha previsto isso.
No que diz respeito aos vasos de expansão, não é necessário ter dois, um só chega alguns vasos “via aberta” permitem a ligação dos dois tubos, mas nas instalações correntes um só tubo chega.
Como pode ver neste caso de caldeira a lenha que é a mesma coisa de um recuperador.
No que diz respeito a circulação.
Se a posição 1 chaga a enviar a potencia a todos os radiadores, deixe nessa posição, a agua vai levar mais tempo a dar a volta, vai chagar mais fria ao recuperador mas vais também sair mais devagar. Bem que não seja a melhor forma de proteger o seu recuperador contra o ponto de rosa que é de mais ou menos 55 ou 60C°.
Para a pressão do ou dos vasos “somente vasos fechados”.Nas instalações a lenha, geralmente instala-se vasos abertos, mas isto não quer dizer que os vasos fechados não sejam uma boa solução, acho mesmo que são mais eficazes que os vaso abertos.
A pressão difere em cada instalação, no seu caso se eu compreendo bem o seu vaso esta no sótão seja no ponto mais alto da instalação, a pressão deve ser igual a pressão da instalação ao nível do vaso.
Neste caso assegure-se que a capacidade do vaso é suficiente ou maior do que a instalação necessita, senão os dano podem ser perigosos.
13 de Outubro de 2012 às 20:14 em resposta a: Instalação de recuperador para aquecimento central #360MagalhãesParticipantComo o prometido é devido aqui vai então o esquema que precisava.
Pelas fotografias que me enviou, eu acho que a sonda térmica que esta ligada do lado esquerdo do conduto de fumos está ligada ao contrario deveria dar mais meia volta para que ficasse no bom sentido “isto é a confirmar no local”, mas penso que quanto mais aquece mais abre a entrada do ar, logo que deveria ser o contrário.
Fico disponível para mais informações mas por favor faça-o aqui, pois o seu assunto pode ser a solução para outra pessoa, assim como você gostaria de ter encontrado logo no inicio que procurou.
11 de Outubro de 2012 às 20:28 em resposta a: Instalação de recuperador para aquecimento central #359MagalhãesParticipantOlá Sr Paulo.
Desculpe o atraso na correspondência, pois venho raramente a internet.
Vi que precisava un esclarecimento sobre uma instalação de aquecimento com dois circuitos distintos que poderão funcionar alternativamente ou paralelamente.Apesar de as instalações a lenha não serem o meu forte, eu diria que instalasse um segundo circulador, pois dois circuitos distinctos = a 2 circuladores.
Se essa instalação fosse em França, essa pergunta nem sequer existiria instalaria-se diretamente duas bombas.
Sem querer criticar os profissionais Portugueses, acho que estão realmente atrasados no que diz respeito a otimização do funcionamento, mas existem sistemas bem pensados que prometem um grande sucesso, nomeadamente em zona rurais.
Para um desenho, estou de acordo, você envia-me o desenho da sua instalação e eu corrijo como se fosse eu a fazer a instalação.
Envio-lhe uma copia desta mensagem diretamente para o seu mail.
MagalhãesParticipantOlá.
Sou picheleiro especializado em aquecimento em França, desde 1975.
Na minha carreira profissional, tenho visto, criado, modificado, desmontado e feito a manutenção de centenas de instalações de todos os tipos, em ferro negro, cobre, pexalu (multi-camadas), tubos per “ou seja pex” em Portugal.
Tenho experiência em todo o tipo de caldeiras, a gazole (fioul em França), a lenha (pelets) e mais recentemente também tenho tido recursos ao solar.
Estou em medida de atestar que o esquema acima apresentado não está nada otimizado no que diz respeito á duração do recuperador que é fabricado em ferro negro e pela mesmo ocasião, sensivél á corrosão.
Estou abismado, porque os construtores nem sequer preverão une válvula de mistura afim de evitar o ponto rosa no corpo do recuperador, por essa razão tenho visto nas minhas férias em Portugal, certos recuperadores recobertos de uma camada interior de num produto negro que se parece com alcatrão o que reduz a eficiência do recuperador.
Tenho visto assim como está no esquema, a ausência de válvula reguladora na ida para os radiadores, se o recuperador aquecer até 90C° encontra-se com essa temperatura nos radiadores, o que apresenta um risco elevado de queimaduras particularmente para crianças.
Nunca vi, mas já ouvi certos casos onde os recuperadores duram mesmo pouquinho tempo porque se furam devidamente (com o fenómeno de ferrugem) no sitio onde está mais exposto á temperatura.
Tenho também ouvisto casos onde a agua ferve dentro do recuperador, porque a pressão é insuficiente dentro do circuito, Os vasos de via aberta não são a melhor solução senão os fabricantes nunca os trocariam pelos vasos fechados, também tem acontecido o que a instalação rebente por falta de válvula de segurança.
Tenho na minha ideia à alguns anos atrás ter visto na cidade de Braga um muro que caiu do sexto andar, porque nesse mesmo local se encontrava um acumulador de grande capacidade sem nenhuma proteção, que acabou por rebentar sob e efeito da pressão, para informação dos leitores, este tipo de acontecimentos não existem em França.
As anomalias se contam ás dezenas nestes esquemas, e o mais lamentável é que os instaladores nem sequer procuram melhorar, estão a fazer mal mas continuam, pobre do consumidor final.
A bom entendedor
-
AutorPosts