Os diferentes circuitos de aquecimento central
Existem dois tipos de circulação de aquecimento bi-tubo e mono-tubo, nesta página vamos passar a descrever cada um deles.
Os circuitos podem ser criados de duas maneiras diferentes, bi-tubos ou de tipo polvo, caixa distribuidora com linhas individuais para cada aparelho, ver mais nesta página.
Aqui encontramos o sistema tradicional de instalação de radiadores, o qual tem um funcionamento idêntico, que a instalação seja em tipo tubos paralelos ou de tipo polvo.
Com este tipo de montagem, os radiadores estão montados em paralelo, um tubo de ida que alimenta paralelamente todos os radiadores e um tubo de retorno que recolhe a agua de cada radiador para leva-la diretamente à caldeira, neste tipo de instalação a temperatura de entrada em todos os radiadores é praticamente a mesma visto que a perca sobre os tubos é mínima.
Esquema de retorno direto
No sistema de retorno direto, o tubo de retorno parte do radiador mais afastado e vai recolhendo a água dos diferentes radiadores até devolvê-la à cadeira.
O trajeto da água é menor para o radiador mais próximo, pelo que a sua perda de carga é menor e existe a necessidade de regular o caudal de modo adequado.
Esquema de retorno invertido
Com o retorno invertido, o tubo de retorno parte do radiador mais próximo da caldeira e segue o sentido da alimentação, chegando até à caldeira.
Este tipo de de instalação também se chama circuito de Tiechelmann.
Com este sistema temos a certeza que os trajetos de cada radiador são idênticos em comprimento, pelo que não se requer uma regulação de caudal.
Instalações em mono-tubo para aquecimento central
Aqui apresentamos então um tipo de instalação que quase ninguém conhece que pode ser utilizada nos aquecimentos centrais, uma só condição a respeitar, os tubos devem ser passados sempre mais baixos que o fundo dos radiadores.
Sistema moni-tubo en série como os tubos estão sempre mais baixos que os radiadores a água sobe até ao topo do radiador, sob a força termodinâmica, eu já vi este sistema pessoalmente e fiquei impressionado como funciona à perfeição.. Os radiadores poder ser alimentados por baixo (radiadores em aço 6 conexões, como vemos na imagem), ou poder ser alimentados lateralmente como todos os outros sistemas, porém devém serem alimentados de maneira cruzada, um tubo de cada lado do radiador.
Este sistema tem o inconveniente de necessitar cada radiador (a partir 2°) sobre-dimensionado, visto que cada radiador será alimentado com agua mais fria que o precedente.
Mono-tubos em série com alimentação lateral.
Este tipo de alimentação é mais corrente que o precedente, mas no entanto o circuito é limitado a um determinado numero de radiadores e se desejar suprimir um radiador terá que juntar os dois tubos de maneira a permitir a circulação da agua por isso se chama em série, pessoalmente não sou muito adepto deste sistema, desde que é obrigatório utilizar uma peça do comércio que se encontra ser quase sempre diferente de uma marca para a outra.
As vantagens deste sistema é ser possível de utilizar qualquer tipo de tubos que podem ser embutidos ou não, pois o sistema é compatível, com tubos aparentes ou embutidos, contrariamente ao sistema acima descrito que só é compatível com tubulação aparentes, passando debaixo do radiador.
Boa tarde.
O meu aquecimento central tem 5 radiadores com entrada e saída de águas do mesmo lado. A tubagem da alimentação passa por baixo, como não uso o radiador da cozinha posso tirar o mesmo sem modificar a instalação ficando os outros 4 a funcionar?
Claro que simn tudo é possivél, tem que ver como esta feito para saber onde cortar a tubolação.
boas
tenho aquecimento central com caldeira , gostava de saber se posso adicionar mais um radiador ao circuito . o ano de construção da casa 2007 , como poderei saber que tipo de ligação tenho uma vez que os radiadores que tenho teem a ligação dos tubos do mesmo lado . será que posso montar um T no tubo que liga á entrada e outro na saida e dai fazer ligação ao que quero adiçionar ? obrigado
A todo momento é possível acrescentar uma radiador, sem imagens não podemos diagnosticar o que é nécessario fazer, a melhor solução é chamar um profissional, porque esse tipo de trabalho nécessita ferramentas e conhecimentos técnicos relativamente importantes
Boa tarde. Comprei um apartamento com aquecimento central. Reparei que os 5 radiadores têm a entrada e saída de águas sempre do mesmo lado. Estarão bem montados?
Ola Joel.
Sim confirmo que estão bem montados.
A vantagem que existe na alimentação unilateral , é que permite de acrescentar ou retirar elementos sem modificar a instalação.
Talvez seja possível tendo em conta que terá que procurar dentro du muro os tubos de diâmetro mais importante, se ligar a sua nova caldeira nos tubos que alimentam o seu radiador o diamètre risca de ser limitado.
Tenho uma duvida.
É possível alimentar um circuito de radiadores, iniciando a ligação num radiador?
Tenho o aquecimento central alimentado por uma caldeira a gás, mas queria colocar uma a pellets na sala e fazer a ligação ao radiador da sala que é o que está mais próximo.
Será possível esta alteração?
Bom dia!
Para baixar a a pressão da caldeira, apesar de ter radiadores com purgadores automáricos, tirei água a um dos radiadores para baixar a pressão da caldeira e funcionou.
O problema é que agora esse radiador não aquece. Os outros trabalham normalmente.
Como posso resolver a situação?
Obrigado
Ola Pedro Silva
desde ja queria apresentar os melhoros votos para 2017.
A seguir vamos ao seu problema.
O facto de ter tirado agua num dos radiadores não deveria impedir seu funcionamento, a menos que vv tirasse agua desenroscando o tubo do retorno e tivesse tirado agua demais.
aconselho-lhe a manobra seguinte, supondo que o radiador funcionave corretamente antes de ter tirado agua
verifique que o retorno esta aberto assim como a torneira.
Feche todos os outros radiadores na torneira durante alguns minutos.
O seu radiador deve começar a funcionar, et visto que tem purgador automatico o ar deve sair sozinho.
Este site foi-me recomendado por um familiar, aqui encontrei muitas respostas et bons conselhos.
Queria agradecer
Boa tarde e qual e i site? Obrigada
Oi Tikito22.
Penso que ela fazia referencia ao presente site..
Ola Ruth.
Gratos pelo seu comentário e ficamos felizes de poder ajudar.
Tenho uma moradia sem pré-instalação de aquecimento central e não me sinto muito confortável com a ideia de proceder a instalação de aquecimento através de agua quente. Ao ler este artigo fiquei muito entusiasmado com o circuito de Tiechelmann, que seria uma abordagem muito viável a minha situação e nesse sentido o gostaria de saber mais informação sobre este tipo de instalação bem como os fabricantes que produzem este tipo de radiadores alimentados por baixo.
Cumprimentos
Ola Ricardo, obrigado pela sua participação.
Para começar todos os materiais são compatíveis com este tipo de instalação, em logo de ter dois tubos existe um só, sabendo que neste caso os radiadores instalados em ultimo tem de ser progressivamente sobre dimensionados afim de restituírem a potencia necessária.
Ver uma imagem mais explicativa aqui.
Para a alimentação dos radiadores por baixo terá então que se voltar para os radiadores em aço e não radiadores alumínio, pois estes últimos são obrigatoriamente alimentados lateralmente.
Para a instalação, acho que vai ter dificuldade a encontrar um profissional que saiba fazer este tipo de instalação, não por ser complicado, mas por causa dos cálculos necessários, como deve saber aqui no nosso pais vai tudo a correr atrás do primeiro e ninguém se interessa procurar se existe melhor.
Da nossa parte, limitamo-nos somente a informar das diversas possibilidades.
Cumprimentos