Esquema de circuito de aquecimento a lenha (caldeira a lenha, lareira ou recuperador)
Você sabia que a sua lareira quando acesa, produz uma quantidade de energia considerável, porque não recuperar pelo menos uma parte dessa energia e converti-la em agua quente e até mesmo em aquecimento central durante o inverno se a sua casa dispõem da instalação necessária.
Atenção: Este esquema só é valido para componentes que permitam a instalação sob pressão, caso contrario é obrigatório cambiar o vaso de expansão por um modelo aberto com enchimento integrado.
Para recuperar essa energia para agua quente, precisamos um termoacumulador com serpentina integrada, para recuperas essa energia para aquecimento deve dispor ou instalar um circuito de aquecimento central com radiadores ou chão radiante.
Vamos detalhar aqui o funcionamento de tal sistema, assim como as proteções a utilizar, para saber exatamente onde devem ser posicionadas refira-se à imagem… A pressão de serviço destes sistemas deve ser obrigatoriamente superior a 0,6 bares
Anti poluição
A primeira proteção consiste a proteger a sua instalação de água sanitária em instalar, um dispositivo anti-poluição ou de desconexão logo a seguir à torneira de enchimento designada na imagem por entrada de agua fria.
Nunca permitir a água sanitária de transitar pelo interior das serpentinas de lareira ou recuperadores, pois este não estão preparados para permitir o contacto com água para consumo.
Dispositivos contra alta pressão (anti-bomba)
Utilizo o termo anti-bomba porque sem estão proteções o seu sistema seria uma autentica bomba que risca de explodir a todo momento em sua casa.
Normalmente os sistemas de recuperação de calor nunca devem utilizar uma pressão muito elevada, menos de 1 bar chega para fazer funcionar qualquer sistema, sabendo que a pressão aumenta com a temperatura.
Utilize ao mínimo uma válvula de segurança tarada ao máximo de três bares, mas tem a possibilidade de instalar várias válvulas de esta maneira mesmo que uma válvula não se abra a tempo a segunda se abrirá para permitir a descompressão do sistema.
Vaso de expansão
Atenção a instalar um vaso de expansão de grande capacidade pois a água na lareira pode atingir altas temperaturas e quanto mais elevada for a temperatura mais a água se dilata e mais o sistema ganha pressão por isso prefira um vaso de expansão de preferência mais grande que mais pequeno, por grande nunca perde, se for pequeno pode provocar a abertura da válvula de segurança o que provoca a baixa de pressão logo que a lareira se apague.
Temperaturas de serviço
As lareiras assim como todos os sistemas de produção de calor sem automatismo, não tem a possibilidade de produzir o calor mediante a utilização, dessa maneira as lareiras podem atingir altas temperaturas, neste caso e em outros casos semelhantes a instalação de uma torneira de mistura automática é obrigatória, imagine os seus radiadores de aquecimento central a uma temperatura de 80C° ou 90C°.
Se a sua torneira de mistura for termostática, ela regula automaticamente a temperatura sem a ultrapassar, nesse caso você deve aumentar ou diminuir a temperatura de ida em consequência com a temperatura exterior.
Se essa torneira for automática e motorizada, ela adapta a temperatura ela mesmo em consequência com a consumição ou com a temperatura exterior, conforme o sistema instalado.
Funcionamento e otimização
Produção: Para otimizar este sistema ao máximo e para beneficiar de um sistema operativo, o aquastato conectado à serpentina ou recuperador, deve permitir a temperatura de regulação da bomba, por exemplo a bomba funciona:
- A partir de uma temperatura determinada.
- Entre duas temperaturas por exemplo entre 35C° et 90C°.
Balão tampão
O balão tampão, consiste a ter uma temperatura mais uniforme, sem grandes diferenças, se o seu fogo for muito forte a temperatura será muito elevada, se o seu fogo for mais fraco, a temperatura será muito baixa, o balão tampão compensa estas diferenças por isso é aconselhado utilizar este tipo de compensação, mesmo que o tamanho seja pequeno.
Ida par os radiadores ou chão radiante: Sabendo que é obrigatório instalar um dispositivo que regula a temperatura da agua de ida para os radiadores ou chão radiante, de maneira a que os dispositivos de difusão não atinjam altas temperaturas.
A circulação entre a produção e a difusão é habitualmente gerida por um termostato de ambiente que deve ser instalado na peça principal da casa.
Ida para o termoacumulador: È possível dar a preferência de aquecimento à agua quente, mas este caso não será tratado nesta página, pelo menos por momento.
O aquastato presente no balão tampão permite ativar a bomba de circulação para aquecer a agua quente, este aquastato deve poder regular a temperatura de funcionamento, um termostato pode ser integrado ao termoacumulador para parar a bomba uma vez que a agua esteja quente.
Aconselho fortemente a utilização de uma torneira termostatica a saída do termoacumulador pois a agua quente pode as vezes atingir uma temperatura que pode queimar quando sendo utilizada, com esta torneira termostatica você poupa agua quente, deixando sair do termoacumulador somente a quantidade necessária.
Estes dispositivos de regulação, são na sua totalidade mecânicos, não tem nenhuma peça eletrónica, pelo futuro mais possibilidades serão adicionadas aqui, com regulação eletrónica, ou para lareiras super-produtivas outras soluções de idas diretas, com a possibilidade de acumulação.
ola sou daniel tenho um recuperador de calor montado com uma serpentina de fabrica so para aguas de banhos e cozinha tenho vaso de espancao aberto ecilindro mas sem serpentina mas se trocar e colocar um termoacumolador com serpentina dará para colocar radiadores . aguado resposta obrigado
Ola sr Daniel, lamento a resposta tardia.
Sim tudo é possível, mas tem ter ter em conta a potencia du seu recuperador para ver se ele é suficiente para aquecer aguas quentes e aquecimentos.
A melhor coisa é chamar um profissional, pois estou com dificuldade a compreender o seu recuperador com serpentina et cilindro sem ela, talvez vc esteja a fazer confusão.
Boa noite.
Tenho um recuperador de calor na sala com distribuição de ar quente nos quartos do piso superior. No entanto a calor produzido não é suficiente para aquecer os mesmos.
A casa tem também pré-instalação de aquecimento central para uma caldeira (no exterior).
Estou a equacionar instalar radiadores nos quartos e gostaria de saber qual a melhor solução. (caldeira a gás, pellets, gasóleo ou outra)
Obrigado.
Tudo depende da fonte de energia presente no local. Gaz, gasoleo, pellets, lenha.
Diga um pouco mais sobre o seu projeto
Boa tarde,
No meu caso possuo neste momento um sistema de aquecimento central com recuperador de lenha com balão e com um circuito fechado de água com radiadores. A minha duvida é se consigo integrar nesse sistema uma bomba de calor ou outro apoio (a ideia era ser um sistema mais eficiente possível).
Cumprimentos
Bom dia Shr. Pereira
Com certeza que pode, basta juntar ao seu circuito atual a nova fonte que deseja acrescentar, pode ser bomba de calor, caldeira ou outra fonte da sua escolha, pode até mesmo acrescentar painéis solares se desejar.
Tudo é possível
Boa tarde
Para desenterrar este tópico, tenho um recuperador na cozinha que esta ligado o dia todo e para o aquecimento central (150 elementos) tenho uma caldeira de gasóleo , queria saber e ter a vossa opinião para o seguinte:
Dà para por o recuperador aquecer a água?
Consigo ligar ao sistema já existente?
Cumprimentos
Tudo depende do seu recuperador, ele faz aquecimento central?
Boa noite,
Quero colocar este sistema no meu recuperador de calor a ar, para aquecimento de AQS e de à volta de 50 elementos de radiador.
Já alguém adaptou uma caldeira num recuperador a ar? estão contentes com os rendimentos? Usaram uma placa serpentina dentro do recuperador, ou um permutador de calor à saída de fumos?
Gostava que me ajudasse, com a vossa opinião, para tomar uma decisão.
Cmps,
Paulo
Ola Päulo, como já tinha dito mais a cima noutro comentário, nos aqui limitarmos-nos a dizer as possibilidades existentes, Não vendemos, não instalamos, não aconselhamos instaladores.
Em que situação concreta se encontra a sua instalação, é nova? existe já uma caldeira a gás ou gazoleo?
Pense que o seu recuperador não vai ser suficientemente potente para instalar une serpentina dentro, ou então instalar um permutador na saída dos fumos, mas esse material e difícil de encontrar aqui no nosso pais, o melhor é mandar fabricar num serralheiro. https://www.canalizareaquecer.com/aquecimento/esquema-de-aquecimento-central-com-permutador-na-conduta-de-fumos.html
Também tem a possibilidade de utilizar um permutador a ar par ventilar a casa com ar quente, mas esse ar é muito seco “não é muito saudável” e esse sistema exige a instalação de tubos grossos nos interiores.
Para debater sobre o assunto utilize o fórum
Olá, será que memorem dizer o que terei que comprar para por o aquecimento central e sanitarios a funcionar aproveitando a caldeira que tenho instalada na lareira?
Quero saber se vale a pena o investimento?
Sou de Coimbra, alguém pode ajudar?
Ola Hugo.
Penso que esta fazendo confusão, o circuito de aquecimento é enchido com agua normal (potável) mas de maneira nenhuma a agua do aquecimento pode estar em contacto com a agua sanitária.
A força de ser aquecida as aguas do aquecimento perdem ao propriedades corrosivas, por essa mesma razão é desaconselhado esvaziar os circuitos de aquecimento regularmente.
Boa tarde, a minha duvida consiste em que no vosso diagrama a AQS é a mesma agua que as do radiador? É que assim for os minerais pesados da água mais o cloro podem furar os radiadores ou estou enganado??? Obrigado
Olá.
Para poder ligar a caldeira ao aquecimento central, mais ou menos quais os valores que terei que gastar ?
Terei que partir a lareira para chegar a caldeira ?
Obrigado
Tudo depende do que já existir, na sua instalação e da configuração do local, para nós vai ser difícil dar uma ideia á distancia sem mesmo ter uma imagem do que já existe no local.
Boa tarde.
Fazem montagens ?
Aconselha alguém ou empresa?
Tenho lareira aberta e tenho o aquecimento central preparado para levar o que eu pretender, mas queria saber se poderei ligar a lareira o aquecimento central da casa, sabendo que tenho uma caldeira instalada na lareira para aquecimento das aguas ( casa de banho, e lava-loiças )
Será possível?
Ola Humberto.
Lamentamos mas nos não fazemos montagens, não vendemos nada, nem aconselhamos empresas.
O nosso rolo limita-se a informar os leitores das possibilidades existentes.
Podemos seguir e debater sobre os mais diversos assuntos, no fórum….
No seu caso pode utilizar a caldeira para produzir aguas sanitárias e aquecimento, mas será obrigatório fazer alguma modificações a instalação existente.
Muito boa tarde
Se procura instalador, e se for na minha zona, podemos ver isso
Abraço
Olá! Eu precisava de uma reparação de um painel solar ou de um novo na zona da Ericeira.
Preciso de contratos SFF.
Obrigada.
926109279 — SR Ercilio Costa
Tecnico Inscrito na DGE 45625
È sem duvida uma boa introdução a estes tipos de sistemas.
Tenho uma duvida que passo a reportar,
A Bomba de circulação está colocada no ramo de agua fria entre a acaldeira e o termoacumulador, se fosse colocada no ramo de agua quente traz alguma desvantagem/s, quais.
Obrigada.
RR
Olá Raul
Neste tipo de casos a bomba está no retorno por causa do vaso de expansão (que deve ser sempre instalado atrás da bomba) e da válvula de segurança, convém que a bomba aspire desde o vaso.
Mas também porque no tubo da ida a temperatura pode atingir picos não suportados pela bomba.