Por acaso não tinha visto esta pergunta.
Mas é interessante que este assunto seja esclarecido, a responsabilidade pode ser atribuída ao canalizador assim como ao proprietário, tudo depende do que foi falado entre as duas pessoas.
Imagine: Existem dois tipos de instalação.
- A instalação com pressão, (agua da rede ou instalação com supressor)
- A instalação sem pressão, agua de nascente com uma caixa de reserva, a pressão é somente o peso da agua da caixa.
Vamos começar por dizer que agua (assim como todos os corpos) aumenta de volume quando aquece, infelizmente o cilindro não cresce para absorver essa quantidade de agua.
Nos dois casos a instalação e os componentes não são iguais, no caso de agua de caixa o volume de agua acrescentado devidamente á expansão da agua ao aquecer é absorvido pela caixa, esse sistema nunca rebenta.
No caso de instalação com pressão é indispensável instalar uma válvula de segurança que vai abrir e deixar sair um pouco de agua logo que a pressão ultrapasse o limite da válvula.
Uma instalação de agua sem pressão não esta adaptada a receber agua com pressão, no caso do seu vizinho, é necessário saber se o seu vizinho avisou ou canalizador que viria num futuro próximo a introduzir pressão na instalação se esse assunto não foi falado entre as duas identidades o seu vizinho encontra-se sem recurso.
tenho conhecimento de um caso onde a pessoa que alterou a instalação para receber a agua de rede contentou-se de enroscar duas rolhas na entrada e saída da caixa e foi-se embora, algumas horas mais tarde chegaram os problemas, o cilindro rebentou, depois o canalizador disse que não lhe tinha tocado e que não era responsável. Somente tinha se esquecido de pousar a válvula de segurança no termo-acumulador, se o tivesse feito nada teria acontecido.