Boa noite.
Adquiri em 2017 uma moradia de dois pisos que tem uma lareira no piso térreo, a qual tem uma caldeira na parte de trás, a qual permite aquecer água com a queima de lenha na lareira.
Gostava de entender a montagem existente, mas dado que não tenho nenhum esquema ou planta, recorro a este fórum.
A moradia está localizada numa quinta e não tem água da rede pública, pelo que o abastecimento de água é feito a partir de um furo e de uma bomba a qual coloca a água na casa. No sotão existe um tanque com aproximadamente 200 litros que é cheio com a água que a bomba mete na casa, existindo uma válvula junto ao tanque que fecha a entrada de água no tanque e uma bóia no tanque que pára a entrada de água quando o tanque está cheio. O tanque tem ainda um tubo ladrão direccionado para a rua para escoar a água caso a bóia deixe de funcionar, impedindo que ocorra uma inundação. Tem ainda dois tubos a sair junto à base do tanque, tendo um deles uma válvula e o outro não.
Para além deste sistema a casa tem esquentador.
Recentemente, fechei a válvula de entrada de água na casa a partir da bomba do furo, e vazei a água do tanque e fechei a válvula que permite a entrada de água no tanque através da bóia, e a válvula existente num dos tubos de saída. Voltei a abrir a válvula de entrada de água na casa a partir da bomba, e como seria de esperar o tanque não encheu. No entanto, passado dois dias verifiquei que sem alterar a posição das válvulas, o tanque tinha voltado a encher, o que não consigo entender. Provavelmente ocorreu algum tipo de retorno. Alguém me pode ajudar a compreender?
Obrigado antecipadamente.
Cumprimentos,
Luís Vale