Caldeira em lareira – Entender a montagem

Home Fórum Caldeiras e termoacumuadores Caldeira em lareira – Entender a montagem

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Autor
    Posts
    • #3106
      LuisV
      Participante

      Boa noite.

      Adquiri em 2017 uma moradia de dois pisos que tem uma lareira no piso térreo, a qual tem uma caldeira na parte de trás, a qual permite aquecer água com a queima de lenha na lareira.

      Gostava de entender a montagem existente, mas dado que não tenho nenhum esquema ou planta, recorro a este fórum.

      A moradia está localizada numa quinta e não tem água da rede pública, pelo que o abastecimento de água é feito a partir de um furo e de uma bomba a qual coloca a água na casa. No sotão existe um tanque com aproximadamente 200 litros que é cheio com a água que a bomba mete na casa, existindo uma válvula junto ao tanque que fecha a entrada de água no tanque e uma bóia no tanque que pára a entrada de água quando o tanque está cheio. O tanque tem ainda um tubo ladrão direccionado para a rua para escoar a água caso a bóia deixe de funcionar, impedindo que ocorra uma inundação. Tem ainda dois tubos a sair junto à base do tanque, tendo um deles uma válvula e o outro não.

      Para além deste sistema a casa tem esquentador.

      Recentemente, fechei a válvula de entrada de água na casa a partir da bomba do furo, e vazei a água do tanque e fechei a válvula que permite a entrada de água no tanque através da bóia, e a válvula existente num dos tubos de saída. Voltei a abrir a válvula de entrada de água na casa a partir da bomba, e como seria de esperar o tanque não encheu. No entanto, passado dois dias verifiquei que sem alterar a posição das válvulas, o tanque tinha voltado a encher, o que não consigo entender. Provavelmente ocorreu algum tipo de retorno. Alguém me pode ajudar a compreender?

      Obrigado antecipadamente.

      Cumprimentos,

      Luís Vale

    • #3108
      C&A
      Administrador

      Ola sr Luis.

      Uma imagem  seria mais explicativa para nos permitir de compreender.

      Mas já num primeiro tempo, eu penso que:

      • Talvez a sua boiá estivesse bloqueada em posiçao fechada.
      • Talvez o pressostato que aciona a bomba se encontrasse ainda sob pressão e não fizesse arrancar a bomba.

      Em todos os casos duvido que a sua lareira esteja em causa, penso mesmo que a sua agua fria funciona com pressão e a quente sem pressão.

      Pode mesmo verificar essa probabilidade abrindo uma torneira de cozinha ou casa de banho para verificar a força da agua quente e fria.

       

       

       

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.