Responder a: Reparação de tubos de cobre com massa fria

Home Fórum Aquecimento central e climatização Reparação de tubos de cobre com massa fria Responder a: Reparação de tubos de cobre com massa fria

#344
Anônimo
Inativo

O cobre é apropriado tanto para sistemas de água fria como de água quente, o polietileno utiliza-se exclusivamente para a água fria. Existem à venda acessórios especiais para a ligação de ambos os materiais a sistemas de canalização de chumbo e de ferro.

Se pretender substituir um tubo danificado, corte a secção afetada e substitua-a por um tubo do mesmo tipo e diâmetro, ligando cada extremidade com os acessórios adequados. Leve o troço danificado a uma loja de ferragens, para que lhe sejam indicados os acessórios que deve adquirir.

As ligações de tubos de cobre podem ser soldadas ou roscadas. As primeiras são mais perfeitas e um pouco mais económicas, mas exigem um maçarico próprio. Este processo não deve ser utilizado em espaços apertados ou perto de madeira.

As uniões roscadas direitas são as mais indicadas. Nunca utilize uma anilha cónica antiga ao substituir uma união.
Além das uniões simples, existem joelhos, curvas, uniões em forma de T e ainda outras, que se adaptam a todas as secções do sistema.

Recorra a um profissional no caso de ser necessário substituir uma grande extensão de canalização antiga. A reparação de tubos de chumbo ou de ferro constitui também trabalho para especialistas. No entanto, alguém habilidoso poderá proceder a reparações e alterações, empregando tubos de cobre ou de polietileno.

Ligações conicas