Aérotérmia, geotérmia vertical e horizontal
Sabia que o ambiente dispõem de tudo aquilo que o ser humano necessita para viver, por isso devia-mos protegê-lo.
Para o fazer temos de consumir aquilo que a natureza nos propõem e limitar os recursos a energias artificiais. Nesta pagina vamos ver como beneficiar das energias geotérmicas.
Para podermos compreender o funcionamento destes mecanismos de recuperação temos primeiro de saber que todos os corpos líquidos ou gasosos, aquecem quando são comprimidos e arrefecem até temperaturas extremamente baixas quando se descomprimem.
Os exemplos seguintes provam esta posição, veja só:
- Tome uma bomba manual de encher uma bicicleta, e feche a saída parcialmente com o dedo, em seguida tente bombear deixando sair o ar aos poucos, ai verá que a bomba aquece sob o efeito da pressão e o ar acaba saindo quente.
- Tome também o exemplo das garrafas de gás que até gelam quando o gás sai em quantidade elevada, este frio é provocado pela descompressão do gás.
O motor de um frigorífico comprime um liquido até 11bars, logo a seguir este liquido vai ser descomprimido, o que provoca a sua baixa de temperatura até algumas dezenas de graus °C negativos, este liquido vai circular dentro do frigorífico e ceder este frio, antes de ser comprimido novamente. Embora o funcionamento seja ligeiramente mais complexo que esta explicação.
Aérotermia
A aérotermia, funciona da mesma maneira que uma climatização, ou como o motor de um frigorífico. A base consiste a recuperar as colorias (energia) contida no ar ambiente para as transformar em calor ou frio antes de as enviar dentro de um local ou circuito para aquecer ou refrescar um local.
Assim como um frigorífico tem uma grelha nas traseiras para permitir de evacuar o calor contido nos gases, a bomba de calor precisa de fazer o ar circular afim de se alimentar em calorias quando produz calor ou de evacuar estas mesmas calorias quando produz frio.
Podemos chamar de aérotérmia os sistemas de climatização que funcionam 100% nesta base, recuperar ou eliminar as calorias contidas em um ambiente A para as transmitir a um ambiente B, utilizando o ar como matéria de recuperação e de difusão.
Geotérmia horizontal
Sabia que a terra guarda uma temperatura constante a partir de 80cm de profundidade, as variações de temperatura têm bastante dificuldade a se repércutarém no solo, com temperaturas ambientes de +10 °C ou -10 °C, a 1m de profundidade a temperatura é mais ou menos de 12°C, é exactamente esta temperatura que as bombas de calor geotérmicas exploram.
Da mesma maneira que que as bombas aérotérmicas, as bombas a agua necessitam também uma fonte de produção para as alimentar em calorias quando produz calor, e uma evacuação de calorias quando produz frio.
No caso da géotérmia horizontal, um lençol de tubos é enterrado ao mínimo a 80cm de profundidade, de maneira a formar um circuito subterrâneo no qual vai circular o liquido, calo-portador, é aqui que vão ser eliminadas as calorias quando o sistema produz frio, e é também aqui que vão ser extraídas as calorias quando o sistema produz calor.
Da mesma maneira o poço ou túnel canadiano permite de funcionar com uma conduta da ar canalizado por debaixo do chão permitindo a recuperação de algumas calorias antes de ventilar as casas.
Geotermia vertical e freática
Assim como a geotérmia horizontal, este tipo de geotérmia vai buscar as calorias subterrâneas num furo podendo atingir mais de 100mètros de profundidade, este tipo de géotermia é muito pouco utilizado devidamente ao seu custo de instalação e da foragém.
Em certas zonas é também possível recuperar agua quente subterrânea, recuperar as calorias contidas nesta agua, antes de a ré-injetar novamente no lençol freático.
Para que este sistema funcione corretamente dois furos são necessários espaçados de algumas dezenas de metros.
Sabendo que a géotermia freática não existe em todo lado, certas províncias portuguesas necessitariam de foragéns com várias centenas de metros de profundidade até recuperar agua suficientemente quente para que o sistema seja rentável à exploração. Se o leitor precisa de um sistema individual o melhor é abandonar esta ideia.
Penso que não dispomos dessa tecnologia em Portugal, particularmente geotérmica vertical…
Em que região se poderia furar para ir buscar a agua quente, nos furos artesianos quanto mais furamos mais a agua é gelada.