Valvula de redução pressão
Home › Fórum › Aquecimento central e climatização › Valvula de redução pressão
- This topic has 17 mensagens, 4 participantes, and was last updated 1 years e 3 months atrás by Joaquim Cardeira.
-
AutorPosts
-
-
15 de Maio de 2013 às 15:52 #1154pehpParticipant
É o seguinte: Instalei uma válvula de reduçaõ de pressão no circuito de águas sanitarias e verifico que a propria com o seu manometro, aumenta de pressão, isto é ultrapassa a pressão regulada. Esta situação coincide com a abertura da eletrovalvula da serpentina de aquecimento do acumulador.
A entrada de água fria ao acumulador tem uma válvula retenção instalada ao comprido e não ao alto. Tem influência? -
15 de Maio de 2013 às 18:11 #1155CamposParticipant
Olá phep.
O facto da válvula de retenção estar horizontal ou vertical não tem influência no seu funcionamento!
Que a sua pressão aumente ligeiramente quando uma eletrovalvula se fecha, isso é normal, por exemplo no caso das maquinas de lavar quando fecham a entrada de agua fria, o choque pode fazer aumentar a pressão.
Mas da maneira que você explica isso deixa-me perplexo na medida que acumulador não deve estar junto com o aquecimento.
Vou-lhe pedir que envie uma imagem dessa “abertura da eletrovalvula da serpentina de aquecimento do acumulador” se for possivél, para que possamos ver isso mais de perto.
Fico á espera, no caso que encontre dificuldade em enviar uma imagem pode fazê-lo neste link e postar os links aqui.
-
17 de Maio de 2013 às 11:23 #1177pehpParticipant
Boas Campos,
Já enviei 3 fotos legendadas do que está feito. O envio das fotos foi feito da forma como disse na resposta anterior.
Obrigado
Pehp
Mensagem editada par inserir as imagens
Ola pehp.
passo a exibir aqui a suas imagens pois você esqueceu-se de copiar os links e de colar na sua mensagem.
-
17 de Maio de 2013 às 17:13 #1180C&AKeymaster
Venho completar o que disse o nosso amigo campos que eu agradeço pela sua intervenção.
Bem eu não estou a ver a instalação completa mas penso destingir a chegada de agua fria em tubo de inox que alimenta o enchimento do aquecimento aqui deveria ter pelo menos uma válvula anti-retorno ou um separador de instalações antes do enchedor automático.
Em seguida o tubo de inox vai alimentar o acumulador que eu penso que é agua potável que é aquecida pela serpentina, logo que esteja quente a eletrovalvula fecha a circulação!!! Confirma?
mas nu tubo inox que suponho de agua fria tem uma válvula anti-retorno que impede a agua de voltar para trás quando o acumulador esta a aquecer!!! A questão que me ponho é a seguinte, para onde vai a agua do acumulador quando aumenta de volume devido ao aquecimento (dilatação de 3% entre 12c° e 60C°).
Na chegada de agua fria mesmo antes de entrar no acumulador deveria existir uma peça mais ou menos como esta.
Nas instalações fechadas, quando a agua aquece dilata-se, este acréscimo tem de ser absorvido, caso contrario a pressão pode ser tão elevada que nem as válvulas anti-retorno resistem, este fenómeno pode justificar o aumento de pressão na sua válvula redutora principal, assim como o fecho brusco de torneiras comando ou eletrovalvulas diversas, como disse acima o nosso amigo Campos.
Mas em todo caso a sua instalação parece estar bem feita, talvez faltem alguns componentes mas é seguramente o que se faz, ora muitos profissionais ignoram que a instalação de certos órgãos é essencial, se quiser partilhar mais fotos a gente dá-lhe uma opinião.
No que me diz respeito tenho uma experiência baseada num pais estrangeiro bem avançado em comparação a Portugal que seja em aquecimento ou em termos de aguas quentes, produção e armazenamento.
-
18 de Maio de 2013 às 18:36 #1183pehpParticipant
Boas,confirmo que a eletrovalvula fecha quando a água está quente. No topo do acumulador existe uma valvula de segurança 7bar com tubo descarga ao “prato de inox”, que pelo que percebo não chega para 300litros a 50 graus. Não é muita água, mas se a minha intensão é reduzir a pressão (2 bar), terei que colocar uma valvula de segurança de maior calibre? Será que comprometo a segurança do acumulador? O que é certo é que alguma coisa não está a fazer retenção, porque quando a eletrovalvula abre para aquecer a água o manometro aumenta até 6 e pouco bar, logo a valvula de segurança que está no topo vai purgando umas “gotas” para o “prato”. Se o erro é a seguir á valvula de redução pressão, coloco outra de retenção. Mesmo assim acho que não é por aí.
Já agora obrigado por postarem as fotos.
-
19 de Maio de 2013 às 12:32 #1184pehpParticipant
Outro teste que fiz: Reparei que a pressão aumenta, quando a bomba circuladora começa a trabalhar a pressão aumenta. Coloco uma valvula de retenção á entrada da valvula de enchimento?
Outra coisa que não compreendo: Quando começa a cicurlar o fluido por a serpentina no acumulador deveria ser a pressão que indica a valvula de enchimento?!?! Cerca de 1, 1.5bar… como é que aparece como retorno na tubagem de água fria a pressão do fluido que está no acumulador, neste caso 300l de água quente a 50 graus?!?!
Será que a valvula de retenção á entrada do acumulador não está a funcionar?
Agradeço opiniões… obrigado.
-
19 de Maio de 2013 às 13:38 #1185C&AKeymaster
Oi.
No que me diz respeito confesso que estou a ficar confuso com todos estes problemas que não deveriam existir.
Logo que a bomba arranque é normal que toda a instalação depois da bomba aumente de pressão, mas não é nada normal que a pressão aumente no manómetro da chegada da agua, o circuito de aquecimento deve estar 100% independente do circuito de agua potável.
Para o podermos aconselhar sem falha, o melhor seria de fazer um esquema da sua instalação, ora certas perguntas podem ser difíceis de compreender.
- Em que tubo esta instalada a bomba ? retorno ou ida?
- O enchimento do circuito de aquecimento esta picado na chagada da agua, antes ou depois do redutor de pressão principal?
Como esta ligada a bomba, e a electro-valvula, a que momento arranca uma e outra.
O funcionamento deveria ser o seguinte:
Um termostato deteta o calor ao nível do recuperador se a temperatura do recuperador for superior a 40c° este termostato envia a corrente a outro termostato instalado no acumulador, se a temperatura do acumulador for inferior à temperatura máxima (regulada pelo termostato), ele abra a elétro-válvula e liga a bomba, se a temperatura do acumulador estiver a temperatura normal a elétro-válvula não se abre e a a bomba não arranca.
Também é possivél fazer o contrario: detetar a temperatura do acumulador e se ele necessitar enviar o sinal para ligar a bomba e abrir a eletro-válvula, mas somente se o recuperador estiver aceso, caso o recuperador estivar apagado ou insuficientemente quente, a bomba não se liga nem a eletro-valvula se abre.
Em todos os outros casos a instalação está mal feita.
-
19 de Maio de 2013 às 14:16 #1186pehpParticipant
Boas, parece que está mal feita então…
A bomba trabalha quando o termostato da caldeira ultrapassa os 50 graus e faz o cicuito aquecimento. Se a agua do acumulador estiver a 50 graus, a eletrovalvula não abre, se estiver a baixo abre, e se estiver a aquecer a casa, vai ao mesmo tempo aquecer a água do acumulador… se posso chamar é mais um radiador.
A bomba está instalada no retorno. Sentido instalação-caldeira.
O circuito de enchimento está depois da valvula redutora. A imagem mostra um manometro da pressão rede (mais ou menos 4bar) e manometro pressão regulada(mais ou menos 2bar).
Attachments:
-
19 de Maio de 2013 às 14:18 #1188pehpParticipant
Agora a foto do acumulador e instalação em seu redor
-
19 de Maio de 2013 às 16:40 #1189C&AKeymaster
Ora bom as sua imagens anexo ultrapassaram o tamanho limite autorizado tente novamente, se for necessário utilize o link dado por o nosso amigo Campos e copie o link da imagem para o colar aqui na mensagem.
Em seguida eu gostaria de ver o vaso de expansão ligado no seu circuito de aquecimento, senão para todo o resto, parece-me mais ou menos bem feito, somente faltam alguns órgãos de segurança que até são baratos, depois de ver as imagens que você nos via postar aqui já lhe dou o meu ponto de vista, e já lhe direi o que é necessário fazer.
Até mais
-
19 de Maio de 2013 às 17:00 #1190pehpParticipant
Mais uma vez,
Obrigado a todos.
-
19 de Maio de 2013 às 17:37 #1191C&AKeymaster
Ok, obrigado pelas imagens.
Aqui vai então o meu ponto de vista:
A agua cresce quando aquecida pode crescer mais ou menos 3% entre 12C° e 60C°, essa quantidade tem obrigatoriamente de ser absorvida, por essa razão instalan-se vasos de expansão nas instalações, pode verificar que o seu termo acumulador tem um vaso desses instalado, até aqui esta certo.
Em seguida verifique o vaso de expansão ligado ao aquecimento, geralmente de cor vermelho escuro, esse vaso deve estar vazio ou está, mal instalado, ou esta protegido com um passador que se encontra fechado, verifique esse ponto e envie uma imagem.
Em seguida falta um separador de instalações antes do enchedor automático, até que seja somente uma válvula de retenção igual a aquela que esta nu tubo da agua fria na entrada do acumulador.
- Por lei é obrigatório de instalar uma válvula separadora, que assegura a impossibilidade de retornos de aguas de aquecimento para a rede de agua potável.
- Mas no mínimo uma válvula de retenção é indispensável.
Penso que é esse o fenómeno que se produz atualmente na sua instalação
Como vamos ver na imagem seguinte a sua pressão consegue subir até a pressão de abertura da válvula de segurança, sem esta imagem confesso que não acreditaria no que nos diz a imagem
Estou convencido que existe aqui ao nível do enchimento um contacto entre os dois circuitos, isso significa que você esta também a consumir a agua do aquecimento de volta para trás, no seu lugar começaria por fechar o passador antes do enchedor automático.
Em seguida observe se a pressão continua de subir, no manómetro da agua mas também no manómetro de aquecimento. -
19 de Maio de 2013 às 18:07 #1192pehpParticipant
No vaso de expansão não existe nenhuma valvula, é direto á tubagem, penso que não é por aqui.
Já fechei a valvula ao enchimento e continua a pressão a aumentar…
Cá para mim a valvula de retenção á entrada do acumulador não está a funcionar corretamente por estar deitada. Aqui por esta zona reina que este tipo de valvulas devem ser montadas ao alto.
Certo de que os técnicos daqui não sabem tudo e não são os melhores e fazem asneiras como é o meu caso… -
20 de Maio de 2013 às 9:39 #1193CamposParticipant
Bom dia.
tantas novidades desde a minha ultima visita.
A válvula de retenção a entrada do acumulador pode ser instalada horizontal ou vertical visto que ela tem uma mola que permite mover o fecho para provocar a retenção.
Em todo os casos não é esta válvula que esta em causa, se fosse o aumento da pressão não coincidiria com a ligação da bomba, esta válvula permite de impedir que a agua quente volte para o circuito de agua fria quando o acumulador aquece.
Se eu compreendo bem o que disse Dani mais acima, a agua do aquecimento recua para o circuito de agua potável quando a agua do aquecimento cresce devidamente a dilatação, quando a bomba se liga também aumenta a pressão no circuito a frente dela.
Do meu lado estou de acordo com Dani quando diz que falta uma válvula de retenção ao nível do enchimento e também acho que deveria verificar o vaso de expansão do aquecimento, pois parece que o gajo não esta a absorver a dilatação da agua do aquecimento talvez esteja com muito pouca pressão ou com pressão muito elevada.
Já agora poderia-nos dizer qual a capacidade de agua do seu recuperador e instalação em litros?
Assim como a capacidade do vaso de expansão do aquecimento, vaso vermelho.
-
23 de Maio de 2013 às 22:04 #1202pehpParticipant
Já o disse anteriormente que o acumulador é de 300l.
Não existe mais nenhum vaso e de cor vermelha. O vaso é de 24l e está no retorno do circuito aquecimento.
Tudo bem: uma valvula separadora antes da enchimento.
Fiz o teste de fechar a entrada de água ao acumulador e a pressão não sobe, logo, é do acumulador instalação o sentido do problema. Sendo assim a valvula de retenção está avariada, não faz retenção, porque temos a pressão a aumentar no acumulador e a fazer sentido contrario, a fazer oposição a 2bar de pressão da rede (regulada).
Isto é o que penso de forma leiga do assunto.
Obrigado
-
29 de Maio de 2013 às 21:45 #1206Ze-pereiraParticipant
Ola.
Não li a discussão completa mas acho que deveria ter também um vaso de expansão no seu aquecimento, o vaso apresentado é o da agua potável.
Para onde vai a agua do aquecimento quando cresce? Para cimo do telhado né ? Se for para cima do telhado… mude de canalizador!!!!
-
19 de Setembro de 2023 às 13:20 #3412Joaquim CardeiraConvidado
Boa tarde, o meu vaso de pressão é igualzinho ao que está na imagem, mas está com muita ferrugem na ligação. A bomba já tem mais de 10 anos? Devo trocar o vaso? É simples colocar um novo? O que eu noto é que tenho muita pouca pressão na água quente…
-
1 de Junho de 2013 às 2:31 #1227AeroriacConvidado
Porquê mudar de canalizador, a saída para cimo dos telhados é coisa corrente em Portugal, para onde quer enviar a agua a ferver quando a instalação não absorve a totalidade da produção.
Os vaso de via aberta são mais seguros que as instalações fechadas.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.