Responder a: Instalação de recuperador para aquecimento central

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Instalação de recuperador para aquecimento central Responder a: Instalação de recuperador para aquecimento central

#362
Magalhães
Participante

Oi

Então que dizer que a sua instalação tem problemas né!!! Você mesmo já tinha previsto isso.

No que diz respeito aos vasos de expansão, não é necessário ter dois, um só chega alguns vasos “via aberta” permitem a ligação dos dois tubos, mas nas instalações correntes um só tubo chega.
Esquema de vaso de expansão

Como pode ver neste caso de caldeira a lenha que é a mesma coisa de um recuperador.

esquema de caldeira a lenha

No que diz respeito a circulação.

Se a posição 1 chaga a enviar a potencia a todos os radiadores, deixe nessa posição, a agua vai levar mais tempo a dar a volta, vai chagar mais fria ao recuperador mas vais também sair mais devagar. Bem que não seja a melhor forma de proteger o seu recuperador contra o ponto de rosa que é de mais ou menos 55 ou 60C°.

Para a pressão do ou dos vasos “somente vasos fechados”.

Nas instalações a lenha, geralmente instala-se vasos abertos, mas isto não quer dizer que os vasos fechados não sejam uma boa solução, acho mesmo que são mais eficazes que os vaso abertos.

A pressão difere em cada instalação, no seu caso se eu compreendo bem o seu vaso esta no sótão seja no ponto mais alto da instalação, a pressão deve ser igual a pressão da instalação ao nível do vaso.

Neste caso assegure-se que a capacidade do vaso é suficiente ou maior do que a instalação necessita, senão os dano podem ser perigosos.

Vaso fechado