Responder a: Aquecimento e agua quente com fogão et caldeira

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Aquecimento e agua quente com fogão et caldeira Responder a: Aquecimento e agua quente com fogão et caldeira

#2968
Caracol
Participante

Como já tenho fogão a lenha vou agora junta-lo eu mesmo a instalação de radiadores existente.
Assim como vou alterar certos pontos da instalação atual
passar o termo acumulador para a garagem pois não estou muito tranquilo com tal reserva de agua a mais de 60C° no primeiro andar.

Imagine o que aconteceria se ele rebentasse.

A primeira dificuldade consiste a juntar duas instalações uma com pressão e outra sem pressão numa só tabulação, visto que é impossível, tenho de ligar o fogão que normalmente funciona sem pressão a instalação da caldeira que ela necessita pressão, minimamente 0.6kilos para poder funcionar, senão a caldeira recusa de arrancar.

Na placa sinalética do fogão está marcado, que ele foi testado a 1,5kilos de pressão que já é um ponto positivo visto que a minha instalação só faz mais ou menos 5metros de altura manométrica entre o fundo do fogão e o ponto mais alto da instalação.

Visto que a caldeira se encontra 2metros mais abaixo que o fogão, seja mais ou menos 7metros de altura manomètrica, posso então fazer funcionar a totalidade da instalação e também a caldeira com vaso fechado sem ultrapassar uma pressão de 0,8kilos, ou seja apenas 50% da pressão suportada pelo fogão.

Para resumir
, como tenho a caldeira no andar inferior, tenho a possibilidade de fazer trabalhar a totalidade da instalação com uma pressão inferior que se a instalação fosse de via aberta (vaso aberto).