O meu canalizador passou as mangas todas debaixo da betonilha, somente depois vai enfiar os tubos de pex, diz que so assim é que garante a possibilidade de poder cambiar um tubo em caso de rutura.
Confirmam os dizeres do meu canalizador, ou é só cinema.
Que ele passe os tubos uma vez que todo os resto esta feito, não garante que isso permita de sacar um tubo facilmente para meter outro na mesma manga, tenho visto casos onde o tubo velho não sai de maneira alguma.
Eu sou instalador e acontece raras vezes mas acontece que não se consiga tirar o tubo velho, mas com uns métodos bem caseiros que descobri consigo geralmente sacar qualquer tubo, na condição de ter um pelo menos 5cm de cada lado.
O facto de passar os tubos dentro das mangas depois de fazer o chão não garante nada, o segredo está nos ângulos que não devem ser muito serrados.
Cobre ou multicamadas pode ser dobrado usando uma dobradeira, essa dobradeira responde a um raio de curvatura especifico, é mais que provável que também exista um raio mínimo a respeitar para o pex.
Confirmo que existe esse raio mínimo a respeitar, no entanto não consigo mais por os olhos nesse texto, não me lembro mais onde o li. Se o encontrar venho postá-lo aqui .
No que me diz respeito eu pego as minhas marcas pela camisa, nas curvas faço atenção a que não fique espalmada, também enfio os tubos logo que os chãos estejam cheios, já me aconteceu de ter de picar por causa dos trolhas terem amassado os tubos com os pés provocando dobras.
Para os tubos de multi-camadas eu encontrei aqui uma imagem na pesquisa google que responde a essa pergunta.
Aqui vai
Bom a imagem é estrangeira mas dá para compreender DA = diamêtro exterior
Mas para os tubos em pex não encontrei nada que justificasse o que disse o Dani, apesar de existir uns guias para fazer as curvas esse guias já tem o raio mínimo possivél.
Autor
Posts
Viewing 9 reply threads
Você deve fazer login para responder a este tópico.