O pvc é ou não prejudiciavél para a saúde?
Invenção e Composição
O PVC, foi desenvolvido em 1913. História do cloro é ainda mais antiga, desde que começou em 1774.
A indústria do PVC, infelizmente, é muito poluente ao meio ambiente, mas também muito perigoso para os seres humanos, com aumento do risco de doenças.
O Cloreto de polivinila (PVC) é produzido a partir de cloreto de sódio e de petróleo e exige a adição de cinquenta aditivos químicos para ser estabilizado. O seu fabrico é bastante complexo e apresenta muitos problemas por causa de policloreto de vinilo que é um agente cancerígeno.
Alguns aditivos são também substâncias tóxicas como chumbo ou cádmio. Esses aditivos se libertam do PVC quando logo das sua manutenções, mas também durante a sua reciclagem.
Fabricação
Olhando ao redor da fabricação de PVC, só se pode ver a poluição e desastres no meio ambiente. Por exemplo, tanques de peixes e rios, tem uma elevada concentração de produtos químicos, tornando-se tóxico para os seres humanos.
A qualidade da água não é potável e, claro, proibido nadar. A reciclagem de PVC é tão poluente como mais de 96% dos resíduos de PVC é incinerado em França em vez de serem reciclados. Isso transforma a incineração de dioxinas e de ácido clorídrico.
Em resumo, os componentes básicos de PVC e aditivos colorados são necessários não só apresentam um risco significativo para a produção e utilização, mas, além disso, é realmente não houver outra alternativa para o tratamento de resíduos de PVC.
Mesmo se todos os outros aditivos são seguros, o cloreto de sódio, que é um dos ingredientes básicos é suficiente por si só, para colocar o PVC na categoria de material para evitar.
Utilização
O PVC é o material mais comum hoje em dia, mas infelizmente tem muitos perigos.
As propriedades ecológicas de plástico são muitas vezes desconhecidos para os usuários. Este material, “cuja demanda está crescendo”, é omnipresente nos lares e na vida quotidiana:
- Janelas
- Portas
- Brinquedos
- Mesas
- Carros, electrónicos, etc…
Seu uso como uma propagação é principalmente devido a sua facilidade de instalação e manutenção. Mas esses dois factores são mais cruciais do que a saúde e a protecção do ambiente? Assim, ao contrário do que se poderia pensar, plásticos PVC estão longe de ser inofensivos, eles são realmente os males reais em nossas terras e nossa saúde. Pode vir mesmo a ser o futuro escândalo dos anos 2030-2050.
Um retorno aos materiais mais “nobres”, pode ser a solução mais justa e melhor. Mas se você tem algum mobiliário ou janelas em PVC e, infelizmente, você não pode alterá-los, lembre-se arejar com frequência e no comprimento das peças para trazer de volta o ar limpo e saudável.
Para se proteger pode seguir algumas regras simples:
- Não instale um PVC em sua construção
- Concentre-se na madeira nativa, tais como carvalho, eucalipto, castanho, pinho, etc …
- Escolha calhas em alumínio, cobre ou zinco.
- Trate a madeira com guardas, ou vernis natural.
- Pavimentos, paredes e tecto, uso de materiais naturais como madeira, arenito, argila, cal ou pedra.
Os perigos de PVC estão bem estabelecidos, mas teriam de todos os países tomarem medidas drásticas, porque não são todos iguais perante a regulamentação deste plástico. Por exemplo, o PVC é proibido na Suécia, altamente regulamentado na Alemanha (não é Berlim), Áustria e Dinamarca.
É hora de implementar uma política sólida sobre os diferentes produtos do nosso ambiente. Esta política seria a de avaliar as vantagens e desvantagens de um produto da poluição que pode causar durante o seu ciclo de vida ou durante a eliminação ou a reciclagem!
Reciclagem
Por causa da dificuldade e do custo da reciclagem o PVC é dificilmente evacuado por fileiras apropriadas e algumas pessoas desconhecem ou desinformados, não hesitam em queimar os restos das obras e restos das fabricações, criando uma poluição e um perigo importante para o nosso ambiente, não esquecendo a saúde humana.
Recentemente, várias empresas estão trabalhando em planos para a reciclagem de plásticos e alguns PVC. No entanto, esses projectos ainda apresentam muitos problemas, mas não intransponíveis, mas no futuro. A Europa já tem várias empresas como a reciclagem de PVC.
Tem se difundido muito o uso de placas solares feitas de PVC modular, será que isso também causa algum mau a saúde? Somente o contato com a água aquecida em PVC?
Gostaria da opinião de vocês sobre isso.
Obrigado.
Ola Tiago, o nosso objectivo aqui não é de saber quais os produtos que podem ser cancerígenos, diversos laboratórios existem para esses factos.
O que nos queríamos dizer é que actualmente se fabricam produtos sem jeito e ninguém se preocupa o que se vai fazer desses produtos daqui a uns anos quando for necessário reciclar.
Existem milhões de kilometros de canalização de agua en plástico e em PVC, milhões de camiões de janelas en PVC, um dia vai ser necessário reciclar isso tudo, e depois os fabricantes não vão querer pagar….
O discurso seria longo☻
O tapete de carro de PVC e altamente cancerígeno devido ao calor interno do carro.
beber agua num copo feito de cano pvc é prejudicial?
Tudo depende da qualidade du PVC.
Qualidade alimentar? ou PVC de cano de esgotos?
Tenho andado a investigar se o pvc é ou não tóxico, mas os textos que li sobre isso são completamente contraditórios e parecem desconhecer-se.
Já li que a reciclagem do pvc é a coisa mais fácil e barata que há, que não é tóxico e é uma solução muito ecologicamente correcta.
Alguns textos como este dizem o contrário.
Estou confusa.
Mas uma coisa é certa não percebo o que dizem aí acima, quando afirmam que o maior problema é o pvc ser feito a partir do cloreto de sódio, como se este fosse um veneno do pior. Ora cloreto de sódio é o nosso sal das cozinhas, é o sal marinho.
Sou levada a pensar que o grande problema do vinil é realmente só ser feito com metade do petroleo dos outros plásticos.
E isso deve ser um enorme rombo no lobby do petroleo que tudo corrompe.
Se fala na possibilidade de moer o pvc e depois deita-lo no meio do campo! E verdade que a reciclagem é fácil et custaria relativamente barato.
O problema é que o pvc não de desfaz, não se transforma em matéria orgânica, e é ai que o toxicidade se apresenta.
Sabendo que daqui a alguns anos serão milhares de milhares de toneladas a reciclar.