Com efeito, não é bom, nem para a caldeira nem para o recuperador nem para qualquer outro sistema de recuperação a lenha, de deixar queimar muito devagar a lenha.
Para ser eficiente a lenha é queimada em três etapas como se segue:
- Secagem
- Desgaseificação
- Combustão.
Ao reduzir a entrada do ar na camara de combustão diminui a velocidade de combustão, certo…., mas neste caso não haverá nenhuma secagem, nem nenhuma evaporação dos gases contidos na lenha.
Terá somente uma queimadura a baixa temperatura, com formação de humidades e muitos gases nos fumos, o que provoca:
- A alta sujidade dos condutos da chaminé
- A ma condução do calor entre a chama e o permutador (câmara de combustão).
- A formação de uma camada que de flugem (parecida com alcatrão) negra que vai recobrir as paredes do recuperador.
- No caso de câmaras de combustão com vidro, este estará quase sempre negro.
Muita gente fecha a entrada do ar neste tipos de produções de calor, até mesmo se instala uma válvula térmica que regula automaticamente a entrada do ar, podendo fazer uma carga de lenha durar quase a noite completa, mas este tipo de regulação provoca então os desagrádos acima descritos.
É por isso que um tanque de armazenamento é essencial, porque normalmente não se pode queima lenha a baixa temperatura e o tanque de armazenamento permite a armazenar o calor gerado durante a fase de combustão que não é absorvido pelo circuito de aquecimento
Como podemos ver nesta página que está bem explicado como devia ser feito, o tanque de armazenamento permite também de garantir a continuidade do aquecimento no fim da noite quando a câmara de combustão estiver vazia.