Ligação de fogão a lenha com vaso de expansão fechado

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Ligação de fogão a lenha com vaso de expansão fechado

  • Este tópico contém 3 mensagens, 3 participantes e foi actualizado pela última vez 8 anos e 5 meses atrás por Martinsdaserra.
A visualizar 2 respostas da conversa
  • Autor
    Posts
    • #1399
      AlterIgual
      Convidado

      Apronto-me a instalar um fogão a lenha  com caldeira integrada de 48litros para fazer aquecimento central, por motivos de simplicidade e melhor funcionamento de alguns radiadores que estão longe, eu desejava utilizar um vaso de expansão fechado.

      A que pressão máxima poderei expor o fogão, não queria que ele rebentasse.

      Se alguém já fez este tipo de instalação e pudesse dar o seu ponto de vista sobre o assunto.

      Agradeço

    • #2341
      C&A
      Administrador

      Normalmente os fogões instalam-se com vasos de expansão abertos.

      No caso de vasos fechados, a caldeira do fogão arrisca de rebentar sob o efeito da pressão.

      Mas nada lhe impede de perguntar ao fabricante, a que pressão foram feitos os testes de estanquidade, certas marcas certificam as caldeiras até 4kilos de pressão, se tal for o seu caso pode trabalhar com uma pressão de serviço de 1,5kilos, mas nesse caso utilize um vaso de capacidade dupla.

    • #2888
      Martinsdaserra
      Convidado

      Nada obriga uma instalação a ser efetuado com vaso aberto, assim como nada a obriga a ter 1bars ou mais de pressão.

      Basta medir a altura mano-métrica da instalação e traduzir par gramas de pressão.

      Exemplo:

      • Nível zero da instalação = retorno ao sistema de produção.
      • Altura mano-métrica=  ponto mais alto da circulação (topo do radiador mais alto).

      Os metros de diferença equivale a altura mano-métrica.

      Exemplo: 5 metros de diferença = 500 gramas de pressão seja: 0.5bar, acrescentar 200 gramas de segurança.

      teremos finalmente uma instalação com 0,7bares de pressão.

      Todos os geradores de calor do comercio resistem perfeitamente a ao mínimo 1bar.

      Neste caso aqui, basta utilizar um vaso com o dobro da capacidade necessária, pré-enchido a 0,7bares  para que a pressão mais alta do sistema nunca ultrapasse 0,8bares

       

       

    • #2370
      Kamelion
      Administrador

      Tenho instalado um fogão a lenha, com 13 radiadores em ferro fundido e 2 seca toalhas ligados e com vaso fechado.

      Utilizo este sistema para me aquecer quando necessário, permite também de cozinhar quando ligado, assim como permite de aquecer a agua quente.

      A pressão no circuito é de 0,8kilos a frio e sobe até 1,3kilos quando quente.

      Na placa do fabricante do fogão, esta marcado que resiste a 1,5 quilos de pressão.

      No inicio desta instalação utilizei um vaso aberto, a única pressão era o peso da agua, os radiadores mais distintos funcionavam mal e muitas vezes não funcionavam, como a circulação não era importante que chegasse, a agua estava sempre a ferver, os radiadores queimavam quando os tocava-mos.

      Esses problemas nunca foram solucionados, apesar de varias intervenções de 4 canalizadores diferentes.

      Resolvi então fazer eu mesmo o serviço, desliguei o vaso aberto e instalei o vaso fechado e devidas válvulas de segurança, a partir desse momento os meus problemas de aquecimento acabaram.

A visualizar 2 respostas da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.