Camisagem dos tubos pex e raio de curva

Home Fórum Todo o tipo de tubulações e acessórios relativos Camisagem dos tubos pex e raio de curva

A visualizar 9 respostas da conversa
  • Autor
    Posts
    • #891
      serafimcosta
      Convidado

      O meu canalizador passou as mangas todas debaixo da betonilha, somente depois vai enfiar os tubos de pex, diz que so assim é que garante a possibilidade de poder cambiar um tubo em caso de rutura.

      Confirmam os dizeres do meu canalizador,  ou é só cinema.

    • #892
      privilis
      Convidado

      Pelo menos garante-lhe que o canalizador não vai andar aos pontapés as camisas para que os tubos entrem melhor como eu tenho visto em varias obras.

      Quando os tubos tem dificuldade a entrar, eles dão-lhe uns pontapés nas curvas para facilitar as passagens.

    • #893
      Capela
      Convidado

      Que ele passe os tubos uma vez que todo os resto esta feito, não garante que isso permita de sacar um tubo facilmente para meter outro na mesma manga, tenho visto casos onde o tubo velho não sai de maneira alguma.

    • #894
      Gandara
      Convidado

      Eu sou instalador e acontece raras vezes mas acontece que não se consiga tirar o tubo velho, mas com uns métodos bem caseiros que descobri consigo geralmente sacar qualquer tubo, na condição de ter um pelo menos 5cm  de cada lado.

      O facto de passar os tubos dentro das mangas depois de fazer o chão não garante nada, o segredo está nos ângulos que não devem ser muito serrados.

       

    • #895
      JoaquimSá
      Convidado

      Olá

      Estou inteiramente de acordo com o Gandara, se fizer as curvas de maneira aperfeiçoada, não haverá dificuldade a enfiar ou sacar os tubos de pex.

    • #896
      Esfera
      Convidado

      Será que existe uma norma para essas curvas, como existe para outros tipos de tubos, como o multi-camadas ou cobre?

    • #897
      Pinto
      Convidado

      Cobre ou multicamadas pode ser dobrado usando uma dobradeira, essa dobradeira responde a um raio de curvatura especifico, é mais que provável que também exista  um raio mínimo a respeitar para o pex.

    • #898
      Lopes
      Convidado

      Confirmo que existe esse raio mínimo a respeitar, no entanto não consigo mais por os olhos nesse texto, não me lembro mais onde o li. Se o encontrar venho postá-lo aqui .

      No que me diz respeito eu pego as minhas marcas pela camisa, nas curvas faço atenção a que não fique espalmada, também enfio os tubos logo que os chãos estejam cheios, já me aconteceu de ter de picar por causa dos trolhas terem amassado os tubos com os pés provocando dobras.

       

    • #1226
      C&A
      Administrador

      Ola senhores.

      Obrigadíssimo pela suas participações.

      Para aqueles que não sabem, o raio máximo das curvas dos pex é de sete vezes o seu diamètro.

       

       

    • #1311
      cabral
      Convidado

      Para os tubos de multi-camadas eu encontrei aqui uma imagem na pesquisa google que responde a essa pergunta.

      Aqui vai

      Bom a imagem é estrangeira mas dá para compreender DA = diamêtro exterior

      Mas para os tubos em pex não encontrei  nada que justificasse o que disse o Dani, apesar de existir uns guias para fazer as curvas esse guias já tem o raio mínimo possivél.

A visualizar 9 respostas da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.